Homepage

  • Beachcam Spot Report* 1 a 5 de Fevereiro
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • Mais um fim de semana com surf para todos, Vamos ver o que Fevereiro nos vai trazer na primeira semana do mês.
  • Mais um fim de semana com surf para todos com melhores condições no centro e sul devido ao mau tempo no norte. Vamos ver o que Fevereiro nos vai trazer na primeira semana do mês.

    NORTE

    2ªfeira: Pequena descida do mar para 2,2m e 12 segundos de período de ONO. Ondas mais ordenadas pois o vento sopra hoje fraco de norte sem afectar as ondas. Prevemos condições aceitáveis para surfar em toda a costa norte desde Moledo a Aveiro. Destaque para Espinho, Moledo, Mariana, Cortegaça, Barra e Leça. Ondas com cerca de 1m e melhor na maré mais vazia. Céu muito nublado com poucas abertas.

    3ªfeira: A ondulação subiu para  cerca de 3m de Oeste com 18 a 15 segundos de período. O vento mantém-se de quadrante norte mas fraco a moderado. Céu muito nublado mas algum surf em Matosinhos, abrigado do vento e com offshore, com ondas até 1,5m. 

    4ªfeira: Mar a descer até aos 2m de ONO e 13/12 segundos e período. O vento a manter-se de norte fraco de manhã e a virar para NNE de tarde As ondas baixam bastante até 1m nos sets e melhor na maré mais vazia. Espinho, Barra, Mariana, Moledo e Cortegaça serão as nossas apostas. Dia nublado com abertas.

    5ªfeira: A ondulação continua a baixar de 1,5m a 1m de ONO com 21/11 segundos de período. Com apenas brisas de ENE as ondas entram agora mais pequenas e abaixo de 1m no fim do dia. Ainda assim prevemos algum surf na costa norte: Mariana, Cortegaça, Barra e Leça são os melhores spots. Dia muito nublado. 

    6ªfeira: A ondulação chega ao ponto mais baixo da semana com apenas 1m de ONO com 12 segundos de período. Com brisas de ESE e pouco swell, são poucas as ondas surráveis para além de 0,5m na maré mais vazia. Barra, Leça, Cortegaça  são os spots a checar. Dia pouco nublado com alguns períodos de céu muito nublado e alguns chuviscos. 

    CENTRO

    2ªfeira: O swell mantém-se consistente de ONO com pouco mais de 2,5m e 13 segundos de periodo. O dia vai estar pouco nublado e o vento entra ainda de quadrante norte fraco a moderado. Poucas condições para surfar mas em Carcavelos com 1m, Supertubos com 1,5m, Buarcos com mais de 1,5m e Cabedelo na Figueira inferior a 1m. 

    3ªfeira: Aumento da ondulação para cerca de 3m ainda de ONO com 17/16 segundos de período. O vento continua de norte moderado afectando bastante a ondulação na maioria dos spots. Assim teremos mais possibilidade de surf em Carcavelos com 1m e sets maiores até 1,5m e Linha do Estoril com mais de 1,5m. Barcos com mais de 2m e supertubos até 2m

    4ªfeira: Com forte nortada de manhã e moderado a forte de tarde o swell volta a baixara para 2,5m de ONO com 14/13 segundos de período. Novamente o spot a checar será a Linha do Estoril e Carcavelos como na 2af com 1 a 1,5m e offshore. Supertubos e Buarcos serão novamente spots a checar. Boas condições para windsurf e kit nos locais habituais: Viana, Ofir, Barra. 

    5ªfeira: As condições melhoram substancialmente apesar do swell entrar de de NO com cerca de 2m e 12 segundos de período. O vento entra agora de leste forte de manhã e fraco de tarde, beneficiando muito a formação das ondas em toda a costa. Prevemos boas ondas até 1m na Caparica, 1m consistente na Ericeira, Sta Cruz e Supertubos. Melhores condições de maré mais vazia. 

    6ªfeira: As condições continuam boas com vento fraco ou brisas de leste, offshore, todo o dia. O swell baixa um pouco para cerca de 1,5m de NO. O surf baixou mais um pouco para mais de 0,5m na Caparica, Supertubos e Ericeira até 1m, ainda que ordenado e apenas na maré vazia. Céu mais nublado de manhã e mais sol de tarde. 

    SUL

    2ªfeira: A ondulação mantém-se consistente de NO com cerca de 2,5m e 13 segundos de período. Ondas com força a entrar nas costas alentejana e Vicentina que poderão chegar a 1,5m relativamente ordenadas em alguns spots como Arrifana, Vale Figueira, S Torpes e Porto Covo. Céu pouco nublado. 

    3ªfeira: Subida de swell para os 3m de NO com 19 a 16 segundos de período. Prevemos ondas de 2m e sets maiores com vento de Norte fraco. Ondas pouco surfáveis nas costa ocidentais mas algum surf na costa sul de Sagres a Faro com pouco mais de 0,5m mas surfável. Aumento da nebulosidade. 

    4ªfeira: Descida da ondulação para cerca de 2,5m de NO com 13 segundos de período. A sondas ficam mais surfáveis com pouco vento de norte e mais pequenas. Pouco mais de 1m e ordenado na Arrifana e Vale Figueira, Porto Covo e S Torpes um pouco maior são os nossos palpites. Dia ainda muito nublado. 

    5ªfeira: Subida do swell até perto de 3m em 13/12 segundos de período mas com muito vento SE, Levante a estragar as ondas na costa sul mas com algumas condições na costa ocidental. Ondas até 1,5m nos spots de 3af. Condições para windsurf e kit na costa sul. Dia muito cinzento.

    6ªfeira: O levante ainda estará activo mas a perder força com o swell a entrar também de NO com cerca de 2m e 11 segundos de período. Algumas ondas a chegar às costas alentejana e Vicentina com pouco mais de 0,5m: Amado, Ponta ruiva, Carrapateira e Arrifana poderão ser boas escolhas. A sul destacamos Faro, Rocha e Tavira. 

    Boa semana Bons ventos e boas ondas.

    Luís Menezes

    Para confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reportspreparada para essa finalidade.

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de percetibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • ondas
  • Previsão Ondas
  • Surf
  • bodyboard
  • Sul
  • Centro
  • Norte
  • swell
  • periodo
  • Surf Spots
pub
similar News
similar
janeiro 24
Fim de semana será cinzento e com chuva a norte e no sul
janeiro 24
Lewis Pugh é o primeiro humano a nadar sob camada de gelo na Antártida
janeiro 24
Austrália enfrenta praga de aranhas mortíferas
janeiro 24
Justine Dupont vai ser comentadora em Tóquio’2020
janeiro 24
Gondomar retira das serras 3 toneladas de lixo por semana
janeiro 24
Está a chegar o Circuito de Surf do Centro 2020
janeiro 23
Vem aí o Pacto Português para os Plásticos