Homepage

  • Agitação marítima, chuva e vento forte para hoje
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • Para esta segunda-feira está prevista agitação marítima e vento forte, com ‘Aviso Vermelho’ emitido para sete distritos
  • Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que para esta segunda-feira está prevista agitação marítima e vento forte, com ‘Aviso Vermelho’ emitido para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

    Previsão de Surf para esta semana

    “Para hoje, o dado mais significativo é ainda a agitação marítima na costa ocidental, sobretudo a norte do Cabo Raso, onde temos tido ondas de noroeste com 6 a 8 metros. Gradualmente, a partir da tarde, vamos ter uma diminuição da altura (das ondas) significativa e, portanto, chegaremos ao fim do dia com ondas com 4 a 5 metros em toda a costa ocidental”, disse. De acordo com a especialista, a sul do Cabo Raso o cenário é menos grave, com ondas de noroeste com 5 a 6 metros, devendo melhorar até ao final do dia.

    “Relativamente ao vento, sobretudo no litoral na faixa costeira ocidental as rajadas vão atingir os 90 quilómetros por hora, mantendo-se até ao meio da tarde de hoje. Gradualmente para o final do dia o vento vai diminuir de intensidade”, salientou.

    No que diz respeito à precipitação, segundo Maria João Frada, à semelhança do dia de domingo, vão ocorrer aguaceiros fracos e menos frequentes, em especial nas regiões do litoral. “Não é chuva contínua, é precipitação intermitente, serão mais fracos menos frequentes e em especial nas regiões do litoral. Nas regiões do interior, os locais onde caírem serão de neve acima dos 600/800 metros de altitude durante a noite. Durante a manhã, a neve ficará confinada aos 1200 metros”, contou.

    Quanto a terça-feira, Maria João Frada adiantou que haverá uma mudança radical, prevendo-se céu pouco nublado ou limpo e vento fraco. “Contido, vamos ter um acentuado arrefecimento noturno e uma descida da temperatura mínima de 04 a 07 graus Celsius. Haverá formação de gelo e geada nas regiões do interior, mas com a decida mínima junto ao litoral”, disse.

    De acordo com a meteorologista, na terça-feira e na generalidade do território estão previstas temperaturas mínimas inferiores a 04/05 graus. “Nas regiões do interior vão ser negativas devendo variar entre os -08 nas Penhas Douradas e os -03 no nordeste transmontano e Beira Alta”, disse.

    As temperaturas máximas não vão sofrer alterações, variando no litoral entre os 12 e os 14 graus e no interior entre os 08 e os 10/11 graus, com exceção da Serra da Estrela com 05/06 graus.

    Segundo o especialista, na quarta-feira, se as previsões se verificarem, vai ocorrer uma aproximação de uma passagem de um sistema frontal rápido que poderá trazer precipitação. “Na quinta, o mais provável será a ocorrência de aguaceiros, granizo e aumento da intensidade do vento”, concluiu.

    Os sete distritos do continente sob ‘Aviso Vermelho’, o mais grave de uma escala de quatro – Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa – estarão nessa condição até às 12:00 de hoje devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de noroeste com 7 a 8 metros, podendo atingir os 14 metros. Estes sete distritos passam depois às 12:00 e até às 18:00 de hoje a ‘Aviso Laranja’, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

    O IPMA colocou também os mesmos distritos sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora em especial no litoral e que poderão atingir os 100 quilómetros por hora nas terras altas entre as 02:00 e as 18:00 de hoje.

    O instituto emitiu ‘Aviso Laranja’ para os distritos de Setúbal, Beja e Faro devido à agitação marítima prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir 10 a 12 metros entre as 02:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira. Estes três distritos estão também sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora em especial no litoral entre as 02:00 e as 18:00 de hoje.

    De acordo com o IPMA, o ‘Aviso Vermelho’, o mais grave de uma escala de quatro, diz respeito a situações meteorológicas de risco extremo. O ‘Aviso Laranja’ é o segundo mais grave numa escala de quatro e significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o ‘Aviso Amarelo’, menos grave, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

    O instituto prevê para hoje no continente céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do meio da tarde, aguaceiros até meio da tarde, mais frequentes nas regiões norte e centro, onde poderão ser ocasionalmente de granizo, e que serão de neve acima de 600/800 metros de altitude, subindo a cota para 1000/1200 metros a partir da manhã.

    Está também previsto vento moderado a forte do quadrante norte, com rajadas até 90 quilómetros por hora no litoral oeste, soprando forte a muito forte com rajadas até 110 quilómetros por hora nas terras altas, diminuindo de intensidade para o final do dia. A previsão aponta ainda para formação de gelo nas regiões do interior e pequena descida da temperatura mínima na região sul.

    Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 08 e 13 graus Celsius, no Porto entre 07 e 13, em Viana do Castelo entre 07 e 12, em Vila Real entre 04 e 10, em Viseu entre 03 e 09, em Bragança entre 02 e 09, em Coimbra entre 06 e 12, na Guarda entre 01 e 06, em Castelo Branco entre 05 e 12, em Évora e Beja entre 06 e 12, em Santarém entre 09 e 14 e em Faro entre 09 e 16.

    Para confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

     

Tags
  • chuva
  • Vento forte
  • frio
  • ipma
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • Previsão do tempo
similar News
similar
setembro 29
Global Wave Conference 2023 arranca segunda-feira em Peniche
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA
setembro 28
Voluntários recolhem 112 kg de resíduos na Praia do Samouco
setembro 28
O verão no outono: temperaturas podem atingir os 37ºC nos próximos dias
setembro 28
Skaters internacionais deram show na maior vert ramp da Europa