Homepage

  • Onda da Nazaré em Congresso de Ciências nos Estados Unidos
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • A “Onda da Nazaré” esteve em destaque nos Estados Unidos
  • As ondas da Nazaré vão ser um dos temas do Ocean Sciences Meeting 2016, um congresso que irá debater vários temas ligados às ciências, de 21 e 26 de fevereiro de 2016, em New Orleans (Estados Unidos).

    No âmbito das atividades de outreach promovidas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a “Onda da Nazaré” destacou-se pela capacidade de despertar a curiosidade científica entre o público, tendo, por isso, sido escolhida como tema do documentário.

    “The Nazaré Wave: a trigger for learning” (A Onda da Nazaré: um estímulo para a aprendizagem), composto por várias curtas-metragens de animação científica, participadas e narradas por alunos do ensino secundário, é o nome do projeto, que será apresentado no congresso.

    Contribuir para a literacia sobre os Oceanos e cativar, em particular, a atenção do público em idade escolar para a importância do conhecimento científico sobre os processos físicos associados às ondas e na gestão sustentável dos recursos e ecossistemas marinhos são alguns dos objetivos deste projeto.
     
    “Tornar a linguagem científica mais acessível, demonstrando que a Ciência pode proporcionar experiências positivas” é, também, uma das finalidades deste trabalho, acrescentou Mafalda Carapuço, investigadora da Faculdade de Ciências, adiantando que este visa, igualmente, “fomentar o interesse dos alunos pela ciência, fazendo com que sejam mais curiosos e imaginativos; estimulando-lhes o raciocínio lógico e envolvendo-os com esta área de conhecimento, que, afinal, existe no dia a dia, desde logo quando se liga o telemóvel pessoal”.

    Sobre a escolha da Nazaré, um tema que tem vindo a ser alvo de vários dos seus trabalhos de investigação, Mafalda Carapuço afirmou que “não há assim tantos exemplos como o caso da Nazaré” e a “onda funciona bem, por ser um tema mediático. É um tema com dinâmica e que capta o interesse dos alunos”.

    “Se descodificarmos a linguagem científica, tanto melhor. Maiores as hipóteses de conquistarmos mais pessoas para esta área do saber”, concluiu.

    Acerca da participação do Município da Nazaré no making off “The Nazaré Wave: a trigger for learning”, Walter Chicharro, Presidente da Câmara, salientou “a importância da presença da onda da Nazaré numa iniciativa que vai no sentido da aprendizagem das ciências”, ambas de grande relevância para a própria “economia do país”.

    “O Município da Nazaré tem muito gosto em fazer parte deste projeto que irá estar presente no Congresso Ocean Sciences Meeting, q decorrer em 2016”, declarou o autarca.

Tags
  • nazaré
  • Walter Chicharro
  • Canhão da Nazaré
  • ondas gigantes
  • ondas grandes
  • Estados Unidos América
similar News
similar
setembro 28
Voluntários recolhem 112 kg de resíduos na Praia do Samouco
setembro 28
O verão no outono: temperaturas podem atingir os 37ºC nos próximos dias
setembro 28
Skaters internacionais deram show na maior vert ramp da Europa
setembro 28
Formação de Surf-Salva da SOBRASA visita Portugal em outubro
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA
setembro 28
Kika Veselko e a Liga MEO Surf 2023: 'É difícil dizer que tive pontos negativos'
setembro 27
Filipa Broeiro conquista etapa canária do Europeu de Bodyboard