Homepage

  • Meteorologia: Aviso amarelo para 11 distritos
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • O 'Aviso Amarelo' é o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis
  • O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aumentou para 11 os distritos do continente sob 'Aviso Amarelo' devido à agitação marítima, chuva e vento forte cujas rajadas podem chegar aos 100 km/hora nas terras altas.

    De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra estão sob 'Aviso Amarelo' entre as 06:00 de hoje e as 15:00 de sexta-feira devido à previsão de agitação marítima, com ondas com quatro a cinco metros.

    Já os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real e Castelo Branco vão estar sob 'Aviso Amarelo' a partir das 00:00 de hoje e até às 15:00 de sexta-feira devido à previsão de vento forte com rajadas entre os 90/100 km/hora nas terras altas e períodos de chuva, por vezes forte.

    O instituto colocou também o grupo central dos Açores (Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial) sob 'Aviso Amarelo' devido à chuva, que poderá ser pontualmente forte e vento entre as 03:00 e as 15:00 de hoje.

    O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

    O IPMA prevê para hoje no continente céu muito nublado, períodos de chuva, mais intensa no Minho, e fraca na região sul, vento fraco a moderado de sudoeste, soprando moderado a forte no litoral oeste, com rajadas até 70 quilómetros por hora a norte do Cabo Raso, e forte, com rajadas até 90 quilómetros por hora, nas terras altas.

    Está também prevista neblina ou nevoeiro em alguns locais e subida de temperatura, em especial da mínima.

    Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 15 e 17 graus Celsius, no Porto entre 15 e 16, em Vila Real entre 12 e 13, em Bragança entre 11 e 12, em Viseu entre 11 e 13, na Guarda entre 8 e 12, em Castelo Branco entre 13 e 15, em Coimbra entre 13 e 16, em Évora entre 11 e 15, em Beja entre 12 e 16, em Santarém entre 15 e 18 e em Faro entre 15 e 18.

    Nos Açores prevê-se períodos de céu muito nublado, por vezes com abertas para a tarde, chuva pontualmente forte na madrugada e manhã, passando a aguaceiros no grupo central e vento fresco com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora.

    Em Santa Cruz das Flores, as temperaturas vão variar entre 11e 16 graus, na Horta entre 12 e 17, Angra do Heroísmo entre 11 e 17 e em Ponta Delgada 12 e 18.

    Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca a partir da tarde e vento fraco, tornando-se moderado de sudoeste a partir do final da manhã.

    No Funchal as temperaturas vão variar entre 14 e 20 graus.

    Para confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

     

Tags
  • meteorologia
  • meteo
  • ipma
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • temperaturas
  • Aviso Amarelo
  • Alerta amarelo
similar News
similar
setembro 20
Kanoa Igarashi, de vice-campeão mundial ISA à prata olímpica em casa
setembro 21
FPS lança a Semana do Surfing
setembro 21
Época balnear em Espinho prolongada até 26 de setembro
setembro 21
Save The Waves Film Fest Azores Tour chega ao Pico
setembro 20
Joana Schenker vai ajudar a limpar a Praia da Mareta
setembro 20
Finalíssima de Trestles foi o dia de competição mais visto de sempre em provas WSL
setembro 20
Inscrições reabertas para a etapa inaugural do Circuito de Surf do Ericeira Surf Clube