Homepage

  • Melhores do mundo entre os candidatos ao Allianz Capítulo Perfeito 2016
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • Alguns dos maiores nomes do surf mundial, especialistas em tubos, encabeçam a lista de potenciais competidores
  • Foi ontem revelada em conferência de imprensa a lista de candidatos que vão a votos do público para apurar os finalistas que vão disputar a quinta edição do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong, evento que volta a reunir os melhores surfistas (tube riders) nacionais e internacionais numa competição especial de tubos.

    A prova vai realizar-se na Praia do Norte, na Nazaré, concelho que pela primeira vez acolhe este evento único e que é casa dos tubos mais intensos que a costa portuguesa é capaz de produzir. O período de espera tem início no próximo domingo (dia 17) e estende-se até 17 de março, de forma a garantir que a competição tem lugar no melhor dia de surf da temporada de ondas em Portugal.

    Alguns dos maiores nomes do surf mundial, especialistas em tubos, encabeçam a lista de potenciais competidores, que já está disponível em capituloperfeito.com para votação pública num período que se estende até sábado (inclusive).

    Em 2016, numa novidade face às edições anteriores, os surfistas candidatos estão agrupados em apenas duas categorias, Surfistas Nacionais e Surfistas Estrangeiros, com o público a ser chamado a eleger seis (de entre doze) em cada uma delas. Depois de 2015 ter assinalado o acesso de atletas internacionais ao evento, com a participação inédita dos brasileiros Bruno Santos (vencedor) e Pedro Vianna “Scooby” e do norte-americano Cory Lopez, este ano a organização volta a reforçar o objetivo de proporcionar aos surfistas e fãs da modalidade o melhor espetáculo que é possível ter em ondas de qualidade, trazendo a Portugal um maior número de atletas estrangeiros para disputar os poderosos tubos da Nazaré com a nata do surf nacional.

    Outra novidade para a edição deste ano do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong é a criação do posto de Comissário dos Surfistas, uma figura inédita na história do evento que será responsável por mediar a comunicação entre os atletas e a direção de prova, representando os interesses dos primeiros. A função será desempenhada pelo ex-campeão nacional de surf e protagonista das edições anteriores do Capítulo Perfeito, Rodrigo Herédia, responsável pela organização da prova de qualificação da WSL (World Surf League) que todos os anos acontece nos Açores e um dos nomes mais consensuais e respeitados do surf nacional.

    A edição deste ano vai também assinalar um aumento significativo do prize money face aos anos anteriores, situando-se nos 20,000 euros.

    A conferência de imprensa de apresentação do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong 2016 decorreu esta tarde no MAIN, em Lisboa, e contou com as intervenções de Rui Costa, responsável pela organização, Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, José Francisco Neves, Diretor Coordenador de Market Management e Comunicação da Allianz, Aécio Flávio Costa, Diretor de Marketing da Billabong Portugal, Rodrigo Herédia e os atletas Tiago Pires e Nic von Rupp.

    “Em 2016 o Capítulo Perfeito chega a uma praia que é unânime entre os surfistas pela qualidade das suas ondas. Tal não seria possível sem o apoio dos nossos patrocinadores e, em especial, da Câmara Municipal da Nazaré, cujo esforço conjunto permitiu-nos reforçar o prize money e trazer a Portugal os melhores free surfers da atualidade, vindos das maiores potências de surf do mundo. Todos eles mostraram conhecer o evento e aceitaram de imediato o convite, permitindo-nos dar o passo que faltava rumo à internacionalização. Com isto esperamos dar mais uma oportunidade aos surfistas nacionais de competirem contra os melhores e contribuir para elevar o nível de surf em Portugal”, disse o organizador, Rui Costa.

    “Este é o segundo ano em que a Allianz é naming sponsor do Capítulo Perfeito, um sinal de que esta associação é vencedora e tem trazido bons resultados. E é também a clara demonstração de que a Allianz é hoje uma das marcas que mais aposta no desenvolvimento do surf em Portugal, afirmando o seu compromisso com esta modalidade e com os surfistas”, afirmou José Francisco Neves, da Allianz.

    “Nos últimos anos, a Praia do Norte alcançou o reconhecimento internacional devido às ondas gigantes. Contudo, só percebemos a sua verdadeira dimensão se considerarmos a versatilidade que apresenta para a prática de todos os desportos de mar em ondas perfeitas de todos os tamanhos. É de extrema importância para o Município da Nazaré receber este evento, que é um reconhecimento do valor das nossas ondas e das nossas praias, mas também do trabalho que temos levado a cabo para desenvolver a marca Praia do Norte”, declarou Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré.

    “A função de Comissário não existia no Capítulo Perfeito, o que mostra que o evento está a crescer”, disse Rodrigo Herédia. “Fui surfista de competição durante muitos anos por isso sei o que é estar na pele deles, querer surfar no melhor dia de ondas e nas melhores alturas da maré. O que se pretende é o melhor espetáculo possível e todos nós vamos lutar para que isso aconteça. Depois de Peniche e Cascais, tudo indica que a Nazaré seguirá o mesmo caminho. A Praia do Norte tem tudo para dignificar as edições anteriores.”

    Da categoria de Surfistas Nacionais fazem parte nomes bem conhecidos desta competição, como Tiago Pires, vencedor da edição inaugural do Capítulo Perfeito e único representante português no circuito mundial da WSL durante sete anos consecutivos (2008-2014); Nic von Rupp, bicampeão do evento (2013 e 2014) e vice-campeão mundial amador em título; João Macedo, ex-top 4 do circuito mundial de ondas grandes (BWWT); e Ruben Gonzalez, tetracampeão nacional e finalista crónico do Capítulo Perfeito, entre outros. A organização do evento chegou a considerar outros nomes habitualmente presentes nesta lista, como o atual campeão nacional, Frederico Morais, o campeão mundial júnior de 2015, Vasco Ribeiro, e o ex-top mundial, Pedro Henrique, mas após vários contactos ambas as partes concluíram que o foco destes atletas em 2016 será a qualificação para o circuito mundial de surf e que deveria ser dada prioridade a surfistas cuja principal orientação de carreira é a busca de ondas perfeitas, privilegiando-se assim o conceito original do evento.

    Já da categoria de Surfistas Estrangeiros fazem parte Alex Gray (EUA), surfista que já esteve perto de se qualificar para o circuito mundial de surf mas redirecionou a sua carreira de forma a perseguir exclusivamente as melhores ondulações do planeta, fazendo também parte do circuito mundial de ondas grandes; Bobby Martinez (EUA), atleta que se retirou da ASP (hoje WSL) em 2011, depois de rebelar-se publicamente contra a organização e ter-se consagrado como um dos melhores tube riders do circuito com vitórias sucessivas em etapas conhecidas pelas suas ondas tubulares (Mundaka em 2006 e 2007 e Teahupoo em 2006 e 2009); Bruce Irons (HAV), irmão do falecido tricampeão mundial Andy Irons e vencedor de duas das mais prestigiadas competições internacionais de surf (Pipe Masters em 2001 e In Memory of Eddie Aikau em 2004); Damien Hobgood (EUA), ex-top 10 mundial e multicampeão nas arenas mais tubulares e desafiantes do circuito mundial de surf (Fiji em 2004 e 2006 e Taiti em 2007); Eric Rebiere (FRA), surfista franco-brasileiro outrora residente em Portugal e um dos pioneiros do Canhão da Nazaré; Felipe Cesarano “Gordo” (BRA), um dos mais ativos e versáteis tube riders da atualidade e crónico candidato aos WSL Big Wave Awards, galardões que anualmente premeiam os protagonistas das melhores performances em ondas de consequência; Koa Rothman (HAV), membro mais jovem de uma das mais respeitadas famílias do surf havaiano, destaque regular em ondas como Pipeline e Teahupoo e vencedor de vários prémios Big Wave Awards; Marco Giorgi (URU), o melhor surfista que alguma vez saiu do Uruguai, com um apetite e apetência especiais para os tubos; Miguel Tudela (PER), jovem estrela do surf peruano que aos 21 anos soma quilómetros percorridos dentro de ondas tubulares espalhadas pelo globo; Pedro Vianna “Scooby” (BRA), outro guerreiro da Praia do Norte e nome de ponta da nova geração do free surf brasileiro; Ryan Hipwood (AUS), surfista que ganhou notoriedade mundial em 2009 ao ser nomeado para os Big Wave Awards com uma performance que quase lhe custou a vida em Shipsterns Bluff, na Tasmânia, e que tem dedicado a sua carreira a desbravar as ondas mais tenebrosas do planeta; e Wade Goodall (AUS), um dos surfistas mais progressivos da atualidade que tem nos tubos perfeitos do Taiti e da Micronésia o seu campo de treinos predileto.

    Aos 12 atletas apurados pelos fãs, juntam-se ainda quatro wildcards (convidados) que irão compor o total de 16 finalistas. Para além dos wildcards destinados ao vencedor da edição anterior, Bruno Santos, e ao atleta local nomeado pelo município, Bruno Grilo, filho e sobrinho dos primeiros surfistas da Nazaré e sócio fundador do CDAN (Clube de Desportos Alternativos da Nazaré), a organização irá ainda atribuir dois wildcards que só serão conhecidos após o fim das votações, dirigindo-os a dois dos surfistas não escolhidos pelo público e resgatando, assim, dois candidatos (um por categoria) que sejam considerados uma mais-valia para a competição pela qualidade do seu surf em ondas tubulares. Tal como nos anos anteriores, será através da fibra ótica do MEO que a organização irá assegurar qualidade máxima na transmissão em direto da prova.

    Recorde-se que o Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong é uma competição especial que tem como objetivo apurar o melhor tube rider entre surfistas nacionais e internacionais, só se realizando quando se verificarem condições de excelência (tubos grandes e perfeitos) para a prática da modalidade. Com a duração de um dia, a prova tem um período de espera de dois meses e um aviso prévio de 72 horas. À semelhança das edições anteriores, a lista de nomes disponível para votação foi previamente elaborada pela organização em conjunto com uma Comissão de Notáveis, correspondendo àqueles que são unanimemente considerados os melhores atletas a executar a manobra rainha do surf, o tubo.

    Chegou a sua vez de escolher os protagonistas de mais um Capítulo. Vá a capituloperfeito.com e vote nos seus preferidos!

    Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong 2016 CANDIDATOS

    Surfistas Nacionais
    Alex Botelho
    Filipe Jervis
    Francisco Alves
    Ivo Cação
    João Guedes
    João Macedo
    José Ferreira
    Marlon Lipke
    Miguel Blanco
    Nic von Rupp
    Ruben Gonzalez
    Tiago Pires

    Surfistas Estrangeiros
    Alex Gray
    Bobby Martinez
    Bruce Irons
    Damien Hogbood
    Eric Rebiere
    Felipe Cesarano “Gordo”
    Koa Rothman
    Marco Giorgi
    Miguel Tudela
    Pedro Vianna “Scooby”
    Ryan Hipwood
    Wade Goodall

    Wilcards
    Bruno Santos (vencedor da edição anterior)
    Bruno Grilo (wildcard local)
    Surfista Nacional a anunciar após o fim da votação (wildcard de resgate)
    Surfista Estrangeiro a anunciar após o fim da votação (wildcard de resgate)

Tags
  • Surf
  • capitulo perfeito 2016
  • billabong
  • allianz
  • nazaré
  • Walter Chicharro
  • Rui Costa
  • Alex Botelho
  • Filipe Jervis
  • joao de macedo
  • Bruno Santos
  • tiago pires
pub
similar News
similar
julho 07
Johanne Defay e Kauli Vaast vencem no regresso das provas em França
julho 07
Afonso Antunes sonha ser campeão do mundo e representar Portugal nas Olimpíadas
julho 07
Fiscalização da GNR detecta 25 caravanas estacionadas ilegalmente em Leiria e Marinha Grande
julho 06
O calor continua. 8 distritos sob aviso laranja
julho 07
Tops mundiais fazem heat especial como forma de treino
julho 06
10 notas sobre o Allianz Ericeira Pro
julho 06
Liga MEO Surf é destaque no Brasil
pub