Homepage

  • Furacão 'Alex' já chegou aos Açores
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • O período mais crítico do furacão 'Alex' nos Açores ocorrerá entre as 08:00 e as 11:00 de hoje
  • "A passagem do furacão em cima do arquipélago é entre as 08:00 e as 11:00, que será o período mais crítico", afirmou a meteorologista Fernanda Carvalho, da delegação regional dos Açores do IPMA.

    Fernanda Carvalho explicou que já se registam "eventos de precipitação forte, mas ainda não os valores que possivelmente vão cair".

    "Temos em várias ilhas valores de queda de precipitação que ultrapassam os 10 litros por metro quadrado", referiu a meteorologista, adiantando que no caso do vento já se registaram rajadas máximas de 90 quilómetros/hora no grupo central.

    O IPMA anunciou que o furacão 'Alex' mantém as características previstas para a sua passagem nos Açores, apesar de apresentar indícios "de algum enfraquecimento na sua estrutura".

    Consulte aqui as previsões de ondas para este fim de semana em Portugal Continental

    Um comunicado disponível na página do Facebook da delegação regional dos Açores do IPMA informa que, de acordo com o centro de Furacões de Miami (EUA), o centro do furacão 'Alex' encontrava-se às 02:00 "a cerca de 445 quilómetros a su-sueste do Faial, dirigindo-se para norte com uma velocidade de cerca de 35 quilómetros/hora [km/h], o que implica a sua passagem sobre as ilhas do grupo central dos Açores durante a manhã".

    "Muito embora haja indícios de algum enfraquecimento na sua estrutura, o 'Alex' deverá manter no essencial as características inicialmente previstas durante a sua passagem nos Açores", esclarece o IPMA, observando que se mantém a previsão de precipitação forte, ventos com rajadas que podem atingir os 160 km/h e ondas com altura máxima de 18 metros" neste grupo, constituído pelas ilhas da Graciosa, Faial, Pico, São Jorge e Terceira.

    O grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) "será afetado com menos intensidade, com ventos com rajadas na ordem dos 130 km/h, ondas que podem ultrapassar os nove metros e precipitação forte", adianta o mesmo comunicado, acrescentando que "ao longo da tarde deverá verificar-se uma melhoria do estado do tempo nas ilhas dos referidos grupos".

    O furacão 'Alex' é o primeiro fenómeno meteorológico desta natureza a acontecer no mês de janeiro em quase 80 anos, de acordo com meteorologistas norte-americanos, motivando a emissão de avisos vermelhos para vento, agitação marítima e chuva para os dois grupos, que vigoram até ao início da tarde.

    O aviso vermelho é o mais grave numa escala de quatro e representa uma situação meteorológica de risco extremo.

    Até às 05:00, a Proteção Civil regional não tinha registado incidentes.

    Para confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Foto: RR

Tags
  • Açores
  • Furacão Alex
  • Vento forte
  • Ciclone
  • alerta vermelho
  • aviso
  • ipma
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • Proteção Civil
  • rajadas
similar News
similar
dezembro 07
A primeira fotografia de João Chianca no hospital após acidente em Pipeline
dezembro 07
Afinal, os oceanos podem armazenar mais carbono do que se julgava
dezembro 07
2023 vai ser o ano mais quente registado na Terra
dezembro 07
Paris'2024: Teste para construção de torre olímpica danifica recife de coral em Teahupoo
dezembro 07
Chuva: sobe para quatro número de distritos sob aviso laranja esta quinta-feira
dezembro 06
Açores querem ser 'referência mundial' na sustentabilidade do mar
dezembro 06
Quinta-feira de chuva: três distritos sob aviso laranja