Homepage

  • Beachcam Spot Report* 11 a 15 de Janeiro
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • Vamos ver onde e quando poderemos surfar?
  • Por Luís Menezes

    Enfim, mais do mesmo para este último fim de semana com muito más condições para surfar no geral. Mas parece que esta semana vamos ter uma pausa e o S. Pedro vai nos mandar umas ondas com sol e ventos offshore. Vamos ver onde e quando poderemos surfar!

    NORTE

    2ªfeira: Ainda estará bastante mau com muita chuva e vento Oeste. O swell entra de ONO bastante consistente com 4m a descer para 3,5m com 13 segundos de período. Mas o tempo tende a melhorar ao longo do dia com o vento a diminuir. A chuva será persistente durante todo o dia. Não prevemos ainda assim condições para surfar. 

    3ªfeira: Já com o sol a espreitar por entre as  nuvens e alguns chuviscos, o swell continua a descer de 3 a 2m de ONO com 12 segundos de período. O vento será quase nulo, apenas brisas indefinidas. As condições poderão estar muito surráveis mas algo desordenado de manhã devido ao storm prolongado com ondas a rondar 1m e seta maiores na maré mais vazia: Mariana, Leça, Espinho, Barra serão os spots mais apetecíveis. Matosinhos um pouco mais pequeno mas também surfável. 

    4ªfeira: O mar continua a descer e atinge o ponto mais baixo das ultimas 3 semanas com cerca de 1m de NO e 10 segundos de período. O vento entra ainda fraco de manhã mas a aumentar de intensidade gradualmente ao longo do dia de quadrante sul, afectando mais as ondas. Surf pequeno com pouco mais de 0,5m e só nas maré mais vazias em Espinho e Leça, Viana e Moledo, Barra e de manhã. De tarde já entra vento forte de sul e não haverá condições para surfar mas alguma para windsurf e kite nos spots habituais. Dia muito nublado com períodos de chuva.

    5ªfeira: Ondulação volta a subir para cerca de 2m e novamente a entrar de oeste com mais consistência e período de 9 segundos. O mar irá descer um pouco de tarde, em tamanho mas também devido a mudança de direção para NO.. O vento entra neste dia de norte fraco a moderado o que poderá afectar um pouco as ondas. Matosinhos vai beneficiar com o offshore  e ondas até 1m mas Espinho e Barra poderão ser também boas escolhas com sets de 1m e alguns sets maiores. Mariana e Moledo serão as melhores opções mais a norte. Dia nublado de manhã mas com  muito sol de tarde.  

    6ªfeira: A semana vai terminar com o melhor dia de sol mas com pouco swell, de apenas 1m de NO e 11 segundos de período. O vento entra de NE muito fraco, sideoffshore em todo a costa norte mas o surf estará pequeno e surfável na maré mais vazia: Leça, Espinho e Barra, Mariana e Moledo serão os spots a checar. Sol a brilhar todo o dia e frio típico de Inverno. 

    CENTRO

    2ªfeira: 2ªfeira: O tempo estará bastante mau com muita chuva e vento Oeste. O swell entra de NO bastante consistente com 4m a descer para 3,5m com 13 segundos de período. O vento entra também de NO forte e a perder intensidade ao longo do dia mas sempre incómodo para as ondas. O tempo tende a melhorar ao longo do dia mas a chuva será uma presença durante todo o dia. Não prevemos ainda assim condições para surfar mas será bom para windsurf e kite nos locais habituais com vento moderado e rajadas mais fortes. 

    3ªfeira: Finalmente o tempo melhora no geral e o sol faz uma aparição e mostra a sua cor durante o dia pelo meio das nuvens. O swell desce agora de 3 a 2m de NO e 12 segundos de período. Vento fraco de NO sem afectar muito as ondas e o surf será uma boa surpresa em toda a costa de Lisboa e Oeste, da Caparica á Figueira. Ondas de 1,5 a 1m com destaque para Buarcos e Cabedelo na Figueira. Supertubos, Ericeira com mais swell. Com ondas mais ordenadas mas mais pequenas, Caparica e Carcavelos, e Linha do Estoril com maré mais vazia. 

    4ªfeira: O mar vai baixar bastante devido a descida de 2 a 1,5m e 11 segundos mas também pela mudança de direção mais  para NNO. O vento entra fraco de leste de manhã mas vira para sul de tarde. Todos os spots a funcionar bem com ondas acima de 1m norte de Cascais e com surf até 1m na Caparica, Carcavelos e Linha. Destaque para Ericeira, Supertubos, Nazaré. Algum surf também na Baía e Lapide em Peniche com swell a entrar melhor de norte e vento offshore de sul.  Dia nublado com algumas abertas. 

    5ªfeira: O swell continua a descer para cerca de 1,5m e 10 segundos de periodo. Voltará a subir novamente até ao fim do dia O vento de SO retorna para nos atormentar e estragar uma semana de mudança mas a virar novamente para norte ao fim do dia, com algumas condições para surf em Buarcos, Supertubos, Carcavelos e Linha. Céu muito nublado com períodos de chuva. 

    6ªfeira: Ondulação a virar novamente para NNO com 2m e 9 segundos de período. Vento a acompanhar a direção de quadrante norte, moderado a limitar as opções para surfar. Barcos será umas das nossas opções com 1m e sets  maiores. Dia muito nublado mas sem chuva prevista. 

    SUL

    2ªfeira: A tempestade tem os dias contados e morre neste dia de madrugada. Swell a descer de 4,5 a 3,5m de NO e 13 segundos de periodo. O vento entra agora de NO ainda moderado e a afectar muito as ondas. Ainda assim dará para surfar na Arrifana  e vale Figueira com 1,5m, S Torpes e Porto Covo até 1,5m. Dia nublado com alguma chuva fraca.

    3ªfeira: O swell continua a baixar de 3,5 a 2,5m de No com 13/12 segundos de período. O vento está agora fraco de Norte sem afectar as ondas. Surf a rondar 1,5m, baixando um pouco ao longo do dia mas com boas condições para surfar nas costas alentejano e Vicentina. S. Torpes, Arrifana, Amado, Carrapateira, Castelejo e Cordoada, Beliche e Tonel entre muitos outros spots a funcionar bem. Dia nublado com boas abertas. 

    4ªfeira: Ondulação inda de NO com 2 a 1,5m e 11 segundos de período. O melhor será o vento fraco de leste , offshore e ondas bem ordenadas de S Torpes a Sagres e bom surf com 1m consistente. Aumento da nebulosidade mas sem chuva. 

    5ªfeira: O mar atingiu o tamanho mais pequeno desde há mais de 3 semanas com 1 de NNO e 10 segundos de período mas com viragem para ONO de tarde. Previsão de surf pequeno de manhã mas com aumento ligeiro de tarde no período para 13 segundos. Dia pouco nublado. 

    6ªfeira: Subida do swell para pouco mais de 1,5m de NO mas com apenas 10/9 segundos de período. O vento também aumenta passando para moderado de norte, assim como aumento da nebulosidade sobretudo de manhã e fim do dia. Arrifana e Vale Figueira de maré mais vazia serão os spots a checar com ondas  até 1m. S Torpes e Beliche serão também boas opções. 

    Boa semana e boas ondas,

    Para confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de percetibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • Janeiro
  • Sul
  • Norte
  • Centro
  • bodyboard
  • Ondas
  • Swell
  • periodo
  • Surf Spots
  • Previsão Surf
  • alentejo
  • porto
  • lisboa
  • Carcavelos
  • costa da caparica
pub
similar News
similar
outubro 08
Peniche recebe o Rip Curl GromSearch 'Second Chance' 2019
outubro 11
Domingo chuvoso e descida da temperatura no fim de semana
outubro 12
Liga MEO Surf: André Ferreira vence o último Fantasy Surfer do ano
outubro 08
Liga MEO Surf: Portugal Surf Awards coroou os melhores de 2019
outubro 09
Nacional de Surf Esperanças Sub-14 encerra Wave Series 2019
outubro 09
Comissão de Notáveis do Capítulo Perfeito escolhe surfistas
outubro 11
Mais de 50 surfistas inscritos no Nacional de Esperanças Sub-14