Homepage
- O ciclone Alex vai passar a furacão e atingir o grupo central dos Açores na sexta-feira
-
-
O ciclone Alex vai passar a furacão e atingir o grupo central dos Açores na sexta-feira, disse esta quinta-feira à agência Lusa Carlos Ramalho, meteorologista da delegação regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA anunciou que as previsões meteorológicas indicam que o ciclone tropical 'Alex' vai atingir os Açores na madrugada e manhã de sexta-feira, estando esta quinta-feira de manhã a menos de 900 quilómetros.
Os grupos oriental e central dos Açores vão estar na sexta-feira sob aviso vermelho devido à previsão de chuva e vento forte, informou o IPMA.
Segundo o IPMA, o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) e o central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial) vão estar sob aviso vermelho entre as 03:00 e as 15:00 de sexta-feira devido à previsão de chuva e vento forte.
O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanharem a evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Proteção Civil.
O IPMA já tinha colocado o arquipélago em alerta vermelho, o mais grave na escala, por causa da previsão de chuva e vento fortes e agitação marítima. Para além disso o Instituto informa que se vão registar ondas entre os 10 e os 14 metros e rajadas de vento na ordem dos 160 km/h.Num comunicado, o gabinete de imprensa do executivo açoriano informa que a Secretaria Regional da Solidariedade Social recomenda o fecho destes estabelecimentos nas ilhas de Santa Maria e São Miguel (grupo oriental) e Graciosa, Faial, Pico, Terceira e São Jorge (grupo central).
“Por precaução, é igualmente recomendado o encerramento dos centros de atividades de tempos livres, dos centros de atividades ocupacionais e dos centros de dia”, adianta a mesma nota, que pede a colaboração de todas as instituições particulares de solidariedade social responsáveis por estas valências “no sentido da adoção desta medida preventiva”.Fotos: NOOA
-
