Homepage

  • Proteção Civil regista incidentes em três ilhas dos Açores
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Proteção Civil recomenda a não praticar "atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar".
  • O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores registou hoje vários incidentes com danos materiais em três ilhas do arquipélago, na sequência do mau tempo que afeta o arquipélago.

    Segundo fonte do serviço, em São Miguel, a maior ilha da Região Autónoma dos Açores, no grupo oriental, o portão de uma moradia caiu, tendo ainda ocorrido a queda de um cabo de televisão, situações que foram entretanto resolvidas. 

    Já na ilha do Pico, no grupo central, a Proteção Civil registou a quebra de janelas num restaurante no concelho das Lajes do Pico.

    Por fim, na ilha Terceira, também no grupo central, verificou-se a queda de uma árvore, uma inundação numa habitação e a obstrução de uma ponte, além de chapas de um telhado que voaram.

    "A Proteção Civil realça o facto de não haver danos pessoais até ao momento e reitera as recomendações à população", referiu a mesma fonte.

    Entre os conselhos, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros aponta a necessidade de "garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes, e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento".

    Por outro lado, apela à manutenção da limpeza dos sistemas de drenagem e a consolidação de telhados, portas e janelas, além de pedir à população para proceder a "uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, 'placards' e outras estruturas montadas ou suspensas".

    A Proteção Civil recomenda ainda um "especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas" e a não praticar "atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar".

    Entretanto, a Câmara de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, anunciou que o Mercado da Graça, de venda de produtos agrícolas, está encerrado, bem como as visitas à Torre Sineira no edifício dos Paços do Concelho.

    As ilhas de Santa Maria e São Miguel, no grupo oriental do Açores, estão hoje sob aviso vermelho devido à previsão de vento forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    De acordo com o instituto, estas duas ilhas vão estar sob aviso vermelho entre as 12:00 e as 24:00 de hoje (menos uma hora nos Açores) devido à previsão de vento forte, com rajadas da ordem dos 130 quilómetros por hora, podendo em alguns locais atingir os 150 quilómetros por hora.

    O grupo oriental vai estar também sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de sudoeste de seis a oito metros, aumentando para nove a dez metros e podendo, pontualmente, atingir os 15 metros.

    O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanharem a evolução das condições e seguir as orientações da Proteção Civil.

    O IPMA colocou também o grupo central (ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico) sob aviso laranja devido à previsão de chuva (até às 15:00 de hoje) e vento forte (até às 24:00), passando depois a aviso amarelo. 

    Já o grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo) está sob aviso amarelo até às 15:00 devido à previsão de chuva forte acompanhada de trovoada e vento forte.

    Fonte: Impala

     

Tags
  • Açores
  • Mau tempo
  • ondas
  • Ilhas
  • Arquipélago
  • Portugal
  • Proteção Civil
pub
similar News
similar
setembro 17
XX Luso Galaico inova com SUP Wave e alto rendimento
setembro 17
Cliff Diving Series: Campeões vitoriosos na despedida de 2019
setembro 17
Primeiras imagens! Em terapia, Sunny Garcia já disse algumas palavras
setembro 15
Brasil conquista duplo ouro no Japão; Kikas foi 7.º
setembro 16
Estrelas do shape mundial de visita à Surf Out Portugal
setembro 16
David Raimundo: 'Temos de acreditar que é possível ser medalhado nos Jogos Olímpicos'
setembro 16
ASCC Super Groms 2020 adiado para Outubro