Homepage

  • Começou a contagem decrescente para o Capítulo Perfeito 2016
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • A lista definitiva de candidatos será conhecida na Conferência de Imprensa, agendada para o início de janeiro.
  • A Comissão de Notáveis do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong, grupo de peritos que anualmente elege os surfistas que vão a votos do público para participar na competição, esteve reunida para definir a lista de candidatos da próxima edição do evento, cujo lançamento oficial acontece no início de janeiro.

    Em 2016, o Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong volta a reunir, pelo quinto ano consecutivo, os nomes mais votados pelos fãs numa competição especial de tubos. A prova, que em fevereiro passado consagrou o brasileiro Bruno Santos como campeão na praia de Carcavelos, naquela que foi a primeira edição do evento aberta a surfistas estrangeiros, vai novamente trazer a Portugal alguns dos mais consagrados tube riders do mundo para uma competição única onde os melhores atletas nacionais e internacionais vão gladiar-se nas ondas mais perfeitas que a costa portuguesa tem para oferecer.

    O grupo de especialistas esteve reunido no restaurante de São Pedro do Estoril Boteco da Linha, parceiro de longa data do evento, para elaborar a lista de nomes que será submetida a votação pública no início do próximo ano. Ao organizador do evento, Rui Costa, juntaram-se assim João Antunes, tricampeão nacional e um dos melhores surfistas de competição que Portugal já produziu; João Valente, um estudioso do surf e diretor da SURFPortugal, a mais antiga e prestigiada revista nacional da modalidade; José Pyrrait, treinador de alguns dos melhores surfistas europeus da atualidade e respeitado opinion maker do surf nacional; e Gonçalo Ruivo, um exímio tube rider e gerente de uma operação de boat charters na Indonésia, terra dos tubos perfeitos, onde anualmente recebe dezenas de grupos de experientes surfistas. Embora não podendo estar presente, o surfista da Ericeira Miguel Fortes, candidato às primeiras edições do Capítulo Perfeito e destaque crónico nas sessões tubulares dos Coxos, integrou igualmente a Comissão de Notáveis, colaborando com a organização na escolha dos candidatos para 2016.

    O encontro serviu também para elaborar uma lista paralela de surfistas que permitirá à organização do evento resgatar, através dewildcard (convite), um dos atletas portugueses não-apurados pelo público. Assim, a partir dos surfistas nacionais pré-selecionados, foi elaborada uma lista secundária de nomes que, com base nos resultados das votações das edições anteriores, tenderão a não ser escolhidos pelo público, salvaguardando a participação de um dos atletas que a organização entende que devem integrar o evento pela qualidade do seu surf em ondas tubulares. Caso o surfista que ocupa o 1º lugar na lista de resgatados seja apurado pelos fãs, o wildcardserá automaticamente atribuído ao 2º classificado, e assim sucessivamente.

    A organização reserva-se ainda o direito de atribuir um wildcard ao vencedor da edição anterior, Bruno Santos, e a um surfista local da praia onde a prova se irá realizar, a anunciar em conferência de imprensa.

    Recorde-se que o Capítulo Perfeito é um evento especial que tem como objetivo apurar o melhor tube rider entre atletas nacionais e estrangeiros. O evento tem como premissa realizar-se em ondas tubulares e perfeitas, apresentando um período de espera de dois meses durante o qual as previsões são monitorizadas por especialistas de forma a garantir que a competição decorre nas melhores condições de surf possíveis. Os surfistas escolhidos pelo público são notificados da realização da prova com apenas 72 horas de antecedência.

    A lista definitiva de candidatos será conhecida na Conferência de Imprensa de apresentação do Allianz Capítulo Capítulo Perfeito powered by Billabong 2016, agendada para o início de janeiro.


    Comissão de Notáveis Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong 2016


    1. João Antunes – Tricampeão nacional de surf

    Tricampeão nacional e um dos competidores mais inteligentes que o surf português já gerou. Profundo conhecedor de todas as técnicas do ato de correr ondas.


    2. João Valente – Diretor SURFPortugal

    João ajudou a formar, há mais de 25 anos, a primeira revista de surf portuguesa, que ainda hoje é a marca líder no setor. É detentor de uma enorme cultura de surf, adquirida no contacto permanente com a comunidade e através de uma infindável coleção de livros e revistas.


    3. José Pyrrait – Treinador de surf

    Aprendeu a surfar nas ondas do Rio de Janeiro, onde foi um respeitado local numa das mais emblemáticas ondas do Brasil, o Arpoador. Quarenta anos depois, exerce o cargo de treinador de alguns dos melhores surfistas europeus da atualidade. As suas opiniões são ouvidas atentamente e os seus conselhos procurados ativamente.


    4. Gonçalo Ruivo – Responsável por uma operação de boat charters na Indonésia

    Gonçalo Ruivo é neste momento o maior embaixador português na Indonésia, organizando boat trips nas diversas ilhas do arquipélago. Pelas suas embarcações já passaram a maior parte dos melhores surfistas portugueses, sendo ele mesmo um tube rider nato.


    5. Miguel Fortes – Rei dos Coxos

    Exímio tube rider, é unanimemente reconhecido como o Rei dos Coxos. A qualidade do seu surf fez com que fosse considerado como candidato a participar no Capítulo Perfeito nas suas duas primeiras edições.

Tags
  • Allianz
  • billabong
  • Capítulo Perfeito
  • Carcavelos
  • Surf
  • João Antunes
  • José Maria Pyrrait
  • Surfportugal
pub
similar News
similar
novembro 30
Cientistas querem estudar profundezas dos oceanos durante uma década
novembro 30
Vai nascer em Espanha a maior praia artificial da Europa
novembro 30
Portugal é o país da União Europeia mais perto de atingir as metas climáticas para 2030
novembro 30
Windsurf: Oficializado o recorde mundial do Guinness da maior onda surfada por uma mulher
novembro 30
Cabo Verde bate recorde de ninhos de tartarugas registados num ano
novembro 30
Luz verde ao processo de 6 jovens portugueses contra 33 países por causa das alterações climáticas
novembro 27
Cordão dunar entre as praias de Quiaios e Murtinheira vai ser reforçado
pub