Homepage

  • Beachcam Spot Report* 28 de Dezembro a 1 de Janeiro
    19 maio 2016
    arrow
    arrow
  • O Pai Natal deixou alguns presentes no sapatinho. Vamos ver como vão ser os últimos dias de 2015 e o primeiro do novo ano.
  • Esperamos que o Natal tenho sido abençoado na melhor companhia e cheio de boa comida. As ondas não foram as pedidas ao Pai Natal mas houve surf um pouco de norte a sul de Portugal. Vamos ver como vão ser os últimos dias de 2015 e o primeiro do novo ano.

    NORTE

    2ªfeira: Ainda com o vento sul a afectar as ondas o swell entra agora de Sudoeste com 3m e 10 segundos de periodo. Ondas com cerca de 2m muito desordenados e sem condições para surfar. A chuva vai cair forte durante todo o dia.

    3ªfeira: O vento vai continuar de sul mas agora fraco e o swell sobe para cerca de 3,3m e 12/13 segundos de período de Oeste. As ondas sobem agora para os 3m e ainda muito desordenadas para surfar. Perigo junto a zonas fortes de rebentação.

    4ªfeira: O mau tempo volta a entrar com muita chuva e vento forte de sul. O swell volta a subir de 3 a 4,5m com 14 a 16 segundos de período, de Oeste com ondas até 5m e ainda sem condições para surfar. 

    5ªfeira: O tempo volta a melhorar bastante com o vento a desaparecer praticamente, o sol aparece novamente como que a dizer adeus ano ano velho. O swell a descer de 4 a 3m de Oeste com 14/13 segundos de período. O mar estará ainda ressacado do dia anterior mas a melhorar ao longo do dia. Não esperamos surf de qualidade mas algumas ondas surfáveis em Matosinhos com 1 a 1,5m. 

    6ªfeira: Ainda com boas condições de meteorologia, sem chuva mas algumas nuvens, boas abertas com o sol a espreitar e temperaturas amenas. Swell a entrar ainda de Oeste com cerca de 3m, 13 segundos de período e com o vento sul a entrar fraco de manhã mas a aumentar gradualmente de intensidade ao longo do dia. Ainda com ondas desordenadas, Não esperamos condições para surfar. 

    CENTRO

    2ªfeira: Ainda com o vento sul forte a afectar as ondas, virando para Oeste moderado de tarde. O swell entra agora de SO com 4m a descer até aos 3,5m e 10 segundos de periodo. Ondas com cerca de 4m muito desordenados e sem condições para surfar. A chuva vai cair forte durante todo o dia. 

    3ªfeira: O vento vai continuar de sul mas agora fraco e o swell sobe para cerca de 3,3m e 12/13 segundos de período, de ONO. O surf vai se focar hoje em Peniche, Na Baía e Lagide, com ondas de 1 a 1,5m. Outros spots vão estar ordenados e com condições e ondas até  2m, chegando a 10m+ na Nazaré que terá boas condições. Linha de Cascais e Carcavelos serão os spots mais a sul com ondas ordenadas com 1 a 1,5m e sets maiores em S Pedro e Mte Estoril.

    4ªfeira: O mau tempo volta a entrar com muita chuva e vento forte de sul. O swell volta a subir de 3 a 5m com 13 a 16 segundos de período, de ONO com ondas até 5m e ainda sem condições para surfar na grande maioria dos spots. Peniche vai ser a excepção com ondas até 2m no Lagide e Baía mas com offshore forte e alguma chuva.

    5ªfeira: O tempo volta a melhorar com o vento a entrar muito fraco de N/NO. O sol aparece outra vez por entre as nuvens. O swell volta a descer de 4,5 para 3,5m de ONO com 15/14 segundos de período. O mar estará ainda um pouco ressacado do dia anterior mas a melhorar ao longo do dia. Não esperamos surf de qualidade mas algumas ondas surfáveis em Carcavelos e Linha do Estoril com 1 a 1,5m, ordenadas durante todo o dia. Mais a norte Buarcos será o spot a checar com ondas de 2m ordenadas. 

    6ªfeira: Ainda com a meteorologia a colaborar, algumas nuvens mas sem chuva e o sol a espreitar, teremos algum surf na linha do Estoril e Carcavelos apesar do vento fraco de sul. Com swell mais pequeno mas ainda consistente de ONO com 3,5 a 3m e 14 segundos de periodo, Peniche no Lagide e Baía será o spot a checar mais a norte com 1m e sets maiores

    SUL

    2ªfeira: Ainda com o vento SSO forte a afectar as ondas. O swell entra também de SO com 4 a 3m e 10 segundos de periodo. Ondas com cerca de 3m muito desordenados e sem condições para surfar. A chuva vai cair durante todo o dia. 

    3ªfeira: O vento vai continuar de SSE mas muito fraco e o swell sobe para cerca de 3,3m e 13 segundos de período e hoje de ONO. O surf vai se focar hoje em Arribana e Vale Figueira, S Torpes e Porto Covo com ondas de 1,5m. Talvez o melhor dia da semana sem chuva e o sol a brilhar com temperaturas muito agradáveis.

    4ªfeira:  O swell volta a subir de 3 a 4m de NO com 14 segundos de periodo. O vento volta a entrar de sul de manhã, virando mais para So de tarde afectando mais as ondas. Não esperamos surf com qualidade nas costa alentejano e Vicentina. Não há chuva mas com algumas nuvens. 

    5ªfeira: Ainda com swell consistente de 4,5 a 4m e 15 a 14 segundos de período as ondas vão entrar grandes e desordenadas. O vento volta a virar novamente para quadrante norte, melhorando a formação das ondas em spots como Arribana e Vale Figueira com ondas com mais de 2m. Na costa sul poderão haver ondas em spots como faro, Zavial, Ingira, Rocha entre outros com 0,5m. Dia nublado com abertas. 

    6ªfeira: O mar continua a descer para cerca de 3m de NO com 13 segundos de período. O vento entra só de tarde fraco de sul, sendo apenas de brisas indefinidas de manhã. Teremos assim boas ondas nas costas a oeste desde S Torpes a Sagres com 1 a 1,5m ordenado. Destaque para Arribana, Amado, S Torpes e Porto Covo. Dia muito nublado com períodos de chuviscos ou chuva fraca. 

    Boas ondas e Boa semana

    O Beachcam deseja a todos os utilizadores Boas entradas em 2016 com os votos de ondas perfeitas e bons ventos para o ano que entra.

    LM

    Para confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de percetibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular.

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • Dezembro
  • Janeiro
  • Surf Spots
  • bodyboard
  • Norte
  • Sul
  • Centro
  • Ondas
  • Swell
  • Ano novo
  • Natal
  • Portugal
pub
similar News
similar
janeiro 17
Comunidade do longboard ajuda os animais vítimas dos fogos na Austrália
janeiro 17
Agitação marítima arrasta duas pessoas na Califórnia (Vídeo)
janeiro 17
Nestlé investe 1,86 mil milhões de euros na reciclagem de plásticos
janeiro 17
Os jovens são fundamentais para a defesa dos oceanos
janeiro 10
Interferência no Canhão? João de Macedo e Everaldo Pato mostram o contrário
janeiro 16
Projeto da 'praia' ecológica no Tejo deverá ser conhecido este ano
janeiro 12
Lisboa terá uma 'praia' em pleno rio Tejo