Homepage
- A a semana de Natal nos vai trazer alguns bons presentes.
-
-
Após mais um fim de semana de inverno em que pouco ou nada ajudou o comum surfista, de Fim de semana ou aprendiz, vamos acreditar que a semana de Natal nos vai trazer alguns bons presentes.
NORTE
2ªfeira: Mar a descer desde Domingo mas ainda com força e tamanho, 2,8 a 2m de ONO com 14/13 segundos de período. O vento entra agora mais fraco de SE embora o mar esteja ainda bastante desordenado para surfar. Opção mais surfável será Matosinhos com mais de 1m a cair.
3ªfeira: Ainda em fase descendente, o mar entra de ONO com 1,7m e 12/11 segundos de período. Tendência para subir no fim do dia par 2m. Com o vento ainda fraco de Se de manhã, irá aumentar de intensidade de tarde e a virar para sul, não ajudando muito as ondas. Não esperamos novamente condições para surfar mas com algumas para windsurf e kite com previsão de alguma chuva.
4ª e 5ªfeira: Mar a entrar forte novamente com mais de 3m e 16 segundos de período. Vento sul moderado com muita chuva e sem condições para surfar.
6ªfeira: Mar agora a descer para 2,5 a 2m de ONO e 13 segundos de período mas ainda com vento de quadrante sul fraco a moderado. Ondas mais pequenas a rondar 1 a 1,5m mas ainda desordenadas e com fracas condições para surfar. Sem previsão de chuva mas ainda com céu muito nublado com algumas abertas.
CENTRO
2ªfeira: Condições a melhorarem bastante com o swell a descer de 3,5m a 2,5m de ONO com 14/13 segundos de periodo. O vento entra agora fraco de Leste, offshore, a proporcionar melhores condições em spots mais abrigados do swell. Destaque para linha do Estoril e Carcavelos com 1,5m e alguns sets maiores mas a baixar para a tarde. Torre e Sto Amaro ainda a funcionar com ondas inferiores a 1m e melhor na maré mais vazia. Ainda destaque para Baía e Lagide em Peniche com algumas condições e ondas acima de 1m. Barcos co m 3m ordenado e Nazaré com mais 10 m são os spots para ondas maiores.
3ªfeira: Ainda a descer, o mar estabiliza agora em 2m de ONO com 13 a 12 segundos de período e ainda vento fraco de leste de manhã e de SO de tarde. Ainda a linha do Estoril e Carcavelos a funcionar com ondas a rondar 1m, Ericeira, Guincho e Supertubos serão outros spots com ondas surráveis com 1,5m sólido. Tendência para subida no fim do dia mas com o vento a rodar para sul de tarde. Guincho e Peniche serão os spots a checar.
4ªfeira: O mau tempo entra novamente com o vento fraco de sul. O swell a subir para 3 a 3,9m de ONO com 16 segundos de período. Ondas desordenadas e sem condições para surfar com alguma chuva prevista mas destacamos Baía e Lapide a receber boas ondas de 1,5m, alguns sets maiores e offshore.
5ªfeira: Ainda com ondulação consistente acima de 3m de ONO e 14 segundos de período, vento muito fraco ou brisas de quadrante sul, as condições melhoram bastante e o destaque vai ainda para Peniche, na Baía e Lagide, os spots do dia com ondas consistente acima de 1m. Carcavelos e Linha do Estoril podem ser boas opções com 1,5m, Torre, Sto Amaro
6ªfeira: Mar a descer novamente, de 3 a 2,3m de ONO e13 segundos de período mas com o aumento do vento sul para moderado, afectando muito as ondas. Excepções feitas ao Lapide e Baía em Peniche com offshore e ondas ainda muito surfáveis de 1m. Guincho poderá estar ainda surfável com 1,5 a 1m.
SUL
2ªfeira: Condições a melhorarem com o well a descer de 3,5m a 2,5m de ONO com 14/13 segundos de periodo mas ainda muito difícil para surfar. O vento entra agora fraco de NNE, sideoffshore, a proporcionar melhores condições em spots mais abrigados do swell. Destaque para Arrifana e Vale Figueira, S Torpes e Porto Covo e alguns spots na costa sul como Faro e Rocha.
3ªfeira: O mar vai estabilizar agora em 2m de ONO com 12 segundos de período praticamente sem vento ou muito fraco de leste de manhã e de SO de tarde. Melhores condições para surfar nas costas alentejano e Vicentina, desde S. Torpes a Sagres com ondas entre 1m e alguns sets maiores. Dia bonito de sol e talvez o melhor dia da semana.
4ªfeira: Entrada de tempo menos bom com subida da ondulação para 3 a 3,5m de NO e 16 segundos de período. O vento entra fraco de NE de manhã e de NNO de tarde mas sem afectar muito as ondas. Ainda assim as condições ficam mais difíceis na maioria dos spots. Destacamos Arrifana como o spot do dia com 1,5 a 2m. Dia nublado.
5ªfeira: Ondulação ainda muito consistente com mais de 3m de NO e 15 segundos de período. O vento mantém se fraco mas de quadrante sul e a afectar mais as ondas. Sem destaques para hoje pois o sideonshore a limitar muito as escolhas e com o sol a aparecer de tarde.
6ªfeira: Ondulação agora a descer de 3 a 2m de NO com 12 segundos de período. Vento moderado de SE e com melhoria das condições para surfar. Sideoffshore a ordenar mais as ondas nas costas alentejano e Vicentina e razoáveis condições para surfar com mais de 1m na maioria dos spots desde S Torpes a Sagres. Muita escolha por isso vai ser uma questão de surf trip para quem quiser as melhores condições.
Desejamos uma boa semana de surf, boas ondas e Boas Festas!
-
