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  • De pneus usados a puxadores das portas, a Mercedes-Benz assume com firmeza a circularidade
    30 agosto 2022
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  • A marca germânica está a tentar aumentar a proporção de materiais reciclados utilizados no seu portfolio de modelos para uma média de 40 por cento até 2030.
  • A Mercedes-Benz está a trabalhar com vários parceiros a fim de conseguir uma abordagem circular para os pneus usados. Uma solução que tira partido do processo de reciclagem química da BASF.

    O ponto inicial é o óleo produzido por pirólise a partir de pneus usados pela empresa Pyrum Innovations AG. A BASF combina este produto com o biometano obtido a partir dos resíduos agrícolas. Utilizando ambos os materiais em conjunto, é possível criar plástico de qualidade equivalente ao do plástico puro que é certificado de acordo com a designada abordagem de balanço de biomassa. Uma entidade independente certifica que o fornecedor substituiu a quantidade de matérias-primas fósseis necessária para o produto final por recursos renováveis e pelo óleo produzido por pirólise a partir de pneus usados. A cooperação entre a Mercedes-Benz e a BASF marca a primeira utilização do óleo produzido por pirólise a partir de pneus usados combinado com biometano.

    A recuperação dos materiais secundários reduz não só a utilização de recursos fósseis, mas também a pegada de carbono do plástico resultante. Adicionalmente, pela primeira vez, o inovador plástico reciclado tem as mesmas características que o plástico puro produzido a partir do petróleo bruto. Isto permite que seja aplicado rapidamente na produção contínua como uma solução pronta. Ao mesmo tempo, cumpre os elevados padrões de qualidade da Mercedes-Benz, especialmente no que diz respeito à capacidade para ser pintado e à segurança em caso de colisão. Estas propriedades significam que o processo tem o potencial para substituir um grande número de componentes do veículo fabricados a partir de plástico puro.

    Este ano, o EQE e o Classe S serão os primeiros modelos produzidos em série a ser equipados com puxadores das portas fabricados com recurso a uma combinação de biometano e óleo produzido por pirólise a partir de pneus usados, ao invés de recursos fósseis.

    O Classe S também estará equipado com material absorvente de impacto baseado neste combinação de matérias-primas. Integrada na secção dianteira, a peça cria uma distribuição mais homogénea das forças que atuam no outro veículo na eventualidade de uma colisão frontal. Os próximos modelos, como o SUV EQE, serão equipados com puxadores das portas fabricados também a partir deste plástico inovador.

    Em termos futuros, o objetivo consiste em aumentar progressivamente a utilização deste material reciclado mais sustentável e também utilizar a reciclagem química em combinação com a abordagem de balanço de biomassa para outras peças de plástico dos veículos.

     

     

     

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