Homepage

  • 1ª Volta Elétrica a Portugal: Mais de 2000 km percorridos com zero emissões de CO2
    31 maio 2021
    arrow
    arrow
  • A caravana percorreu o país de lés-a-lés a bordo de três novíssimos EQA da Mercedes-EQ durante três dias.
  • A Mercedes-EQ e o Clube Escape Livre, com a chancela da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), realizaram a 1º Volta a Portugal em automóvel 100% elétrica.

    A bordo de três novíssimos EQA da Mercedes-EQ, esta foi a Volta a Portugal em automóvel mais ecológica e económica de sempre. Partindo de Lisboa, ao longo de três dias, a caravana percorreu 2066 quilómetros, ligando os quatro cantos de Portugal, rolando por algumas das estradas mais belas do continente, paisagens magníficas e locais cheios de história.

    No total, foram nove paragens para carregar as baterias dos EQA, mas apenas três especificamente para recarregar energia. A primeira delas levou a caravana até ao primeiro posto do consórcio IONITY, onde os clientes Mercedes-EQ, através do cartão Mercedes me Charge, podem carregar o EQA a 100 kWh ao preço de 0,29 € por kWh.

    No total das 56h20 que durou a 1ª Volta Elétrica a Portugal, a caravana esteve ligada aos carregadores 17h33, mas apenas 1h43 foram gastos em paragens com o único propósito de carregar. As restantes decorreram durante as refeições e as dormidas ao longo da iniciativa de três dias.

    Para cumprir os 2066 quilómetros, os três EQA rolaram nas estradas e autoestradas durante 24h32, a uma média de 83 km/h. O percurso partiu de Lisboa no dia 25 de maio às 8h00 passou pelos carregadores IONITY em Almodôvar, seguiu para Sagres, Autódromo Internacional do Algarve, Vila Real de Santo António, Évora e Guarda, onde as equipas pernoitaram pela primeira vez. No segundo dia, a Volta partiu da cidade mais alta em direção a Miranda do Douro, Mirandela, Ponte de Lima, Caminha, Vila Nova de Gaia e Nazaré, onde concluíram o segundo dia, antes do regresso a Lisboa.

    No Autódromo Internacional do Algarve, o tempo para a refeição e carregamento foi complementado com uma divertida prova de perícia onde os semáforos da Fórmula 1 deram a partida aos condutores que, assim, também experimentaram toda a potência dos 190 cavalos dos EQA... e ainda andaram de e-scooter! Enquanto isso, os EQA recarregavam as baterias através de carregadores de 11 KWh da ADN Energy.

    Uma nova paragem estratégica para retemperar forças aconteceu na Nazaré. Na cidade piscatória, os três EQA foram recarregados no Mercedes EQ Lounge com energia 100% sustentável, proveniente de antigas baterias de Mercedes-Benz Classe B alimentadas pelos painéis fotovoltaicos do edifício. Aqui, no ponto central das iniciativas sustentáveis da Mercedes-EQ em Portugal, a marca alemã aproveitou para divulgar os seus projetos e iniciativas rumo a um futuro mais sustentável.

    Contas feitas, cada EQA gastou 122,95 € para cumprir os 2066 km, ou seja, uma poupança real e substantiva de 110,31 euros face, por exemplo, a um GLA diesel, que teria gasto, nas mesmas condições, cerca de 233,25 €. Ou até uma poupança de 143,07 € face a uma versão a gasolina.

    A 1ª Volta Elétrica a Portugal permitiu também poupar 749,958 kg de CO2, o valor que três unidades de Mercedes-Benz GLA emitiriam para a atmosfera caso fizessem os 2066 km percorridos pelos EQA neste percurso. O sucesso da iniciativa ficou assinalado com a entrega, no final do evento, de um troféu em madeira sustentável, representando Portugal e os seus quatro cantos, feita à mão pela Bicas Custom Wood.

     

     

     

     

     

Tags
  • Sustentabilidade
  • Automóvel
  • Mercedes-Benz
  • Mercedes-EQ
  • Volta Elétrica a Portugal
  • Automóveis
  • Mercedes-Benz EQA

Notícias Relacionadas