Homepage
- A ideia desta invenção passa por acompanhar tanto o sol como a lua, tornando este sistema mais eficiente do que os projetos fotovoltaicos de duplo eixo convencionais.
-
-
E se o futuro estivesse mesmo numa bola de cristal? A ideia é do arquitecto alemão André Broessel e pode ser uma enorme solução para o mercado das energias renováveis. Uma esfera solar que promete ser revolucionária e que se apresenta 35 por cento mais eficiente a gerar energia que os atuais painéis solares.
A ideia desta invenção passa por acompanhar tanto o sol como a lua, tornando este sistema mais eficiente do que os projetos fotovoltaicos de duplo eixo convencionais. Esta última versão da esfera solar, chamada Betaray, pode também concentrar a luz difusa, como a que ocorre em dias nublados.
“Nos últimos 40 anos temos tentado capturar essa energia com painéis fotovoltaicos. Mas a terra move-se ao redor do sol e o painel fixo está a perder a sua eficiência”, diz Broessel no vídeo promocional da campanha para sua empresa, a Rawlemon.
A esfera solar ainda não está disponível no mercado, sendo que o seu inventor fez uma campanha online de recolha de fundos de forma a poder angariar 120 mil dólares para fazer mais testes. Esta invenção foi premiada foi finalistas do Prémio World Technology Network 2013, mas entretanto Broessel já desenvolveu versões mais avançadas.
Numa altura em que o Mundo enfrenta enormes ameaças ambientais, em que a alteração climática é uma realidade cada vez mais preocupante e onde se continua a insistir no petróleo, surgem estes exemplos que poderiam ajudar a alterar a triste realidade em que vive o nosso planeta.
Rawlemon Spherical Solar Energy Generator from Rawlemon on Vimeo.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
