Homepage
- Aos 44 anos, João Rodrigues vai para a sétima participação em Olimpíadas, ele que no Rio de Janeiro vai competir na categoria RS:X, ou o mesmo que dizer, windsurf, modalidade que pratica desde os 9 anos.
-
-
A história portuguesa está desde sempre ligada ao mar e aos oceanos e não há melhor local que o Rio de Janeiro, palco dos Jogos Olímpicos de 2016, para reafirmar essa ligação umbilical. Aliás, foi mesmo o português Pedro Álvares Cabral a descobrir o caminho marítimo para o Brasil, em 1500. Dessa forma, a escolha de João Rodrigues para Porta-Estandarte da comitiva portuguesa é, de todo, acertada.
O atleta madeirense é o português recordista em presenças nos Jogos Olímpicos. Aos 44 anos, João Rodrigues vai para a sétima participação em Olimpíadas, ele que no Rio de Janeiro vai competir na categoria RS:X, ou o mesmo que dizer, windsurf, modalidade que pratica desde os 9 anos. Esta será a última presença do velejador nos Jogos Olímpicos.
Faz assim todo o sentido entregar a missão de transportar a bandeira nacional na Cerimónia de Abertura, que decorrerá no mítico Estádio do Maracanã, no próximo dia 5 de agosto, a um “homem do mar”, que para além de windsurf, também é um praticante assíduo de surf. Foi em Barcelona’1992 que Rodrigues representou pela primeira vez Portugal nos Jogos.
José Garcia, Chefe da Missão Rio 2016, e antigo colega da equipa olímpica de João Rodrigues em Barcelona 92 e Atlanta 96, justificou a sua escolha com o currículo impressionante do velejador. “ Este atleta iniciou-se na prática da vela aos 9 anos e ao longo da sua carreira, somou dezenas de títulos nacionais, medalhas em inúmeras competições internacionais, campeonatos europeus e do mundo”, frisou.
João Rodrigues garantiu que recebeu a notícia com enorme alegria. “Agradeço profundamente a honra que me é concedida, honra esta extensível à modalidade da vela e à Região Autónoma da Madeira, onde nasci e cresci”, salientou. Depois de transportar a bandeira nacional na Cerimónia de Abertura, João Rodrigues entrará em competição na Marina da Glória no dia 8 de agosto.
Aos 44 anos, João Rodrigues está assim a postos para mais uma aventura olímpica, aumentando o seu recorde de participações. No último ano dedicou-se quase em exclusivo aos treinos, a promover atividades de natureza e a praticar BTT, surf e paddle board.
Contudo, a tarefa do velejador português não será fácil. E nem só pela concorrência. Esta terça-feira rebentou mais um “escândalo” na organização deste Jogos de 2016, com a notícia da queda da rampa principal das provas de vela. Isto a apenas quatro dias do arranque dos Jogos Olímpicos.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaComité Olímpico de Portugal
-
FonteRedação
