Homepage
- Equipamento de 17 toneladas estava a ser rebocado quando foi atingido por uma forte tempestade, que o atirou à deriva para a praia de Delmore.
-
-
As fortes tempestades que se fazem sentir ao largo das ilhas britânicas protagonizaram esta segunda-feira um momento insólito e, ao mesmo tempo, preocupante em termos ambientais. Uma gigante plataforma de petróleo deu à costa e ficou e encalhada numa praia escocesa.
Previsão de surf para esta semana
Segundo relata a BBC, este equipamento de perfuração para exploração petrolífera, que pesa 17 mil toneladas, encontrava-se a ser rebocado quando foi atingido por uma forte tempestade, ao largo da ilha de Lewis. Foi aí que a plataforma de nome Transocean Winner se separou da embarcação que a rebocava da Noruega para Malta.
Foi então empurrada para a costa, tendo ficado encalhada na praia de Delmore, situada na região de Carloway, na ilha de Lewis. Esta é uma das praias mais icónicas locais e é um destino habitualmente frequentado por muitos surfistas. O maior perigo vem do facto de o equipamento ter 280 toneladas de diesel a bordo.
O Transocean Winner tem também trabalhadores a bordo, mas ninguém corre risco de vida. O acidente está já a ser investigado pelas entidades competentes. Entretanto, a Guarda Costeira revelou que está a monitorizar a plataforma, de forma a avaliar qualquer possível tipo de poluição vinda da mesma. O acesso à praia está bloqueado por razões de segurança e saúde.
Resta agora, esperar para que este triste acontecimento tenho o mínimo impacto para o ambiente e para o ecossistema local. Ao mesmo tempo, esta é uma situação que serve de aviso para o perigo da exploração de petróleo em alto mar, numa altura em que a costa portuguesa se debate com essa possibilidade.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaBBC
-
FonteRedação
