Homepage
- A proliferação de algas na Costa Oeste californiana teve o seu registo mais tóxico de sempre no ano passado.
-
-
A vida marinha e o oceano enfrentam uma nova ameaça. Uma alga tóxica está a desenvolver-se a uma velocidade alarmante. Esta aceleração da forma como a alga se está a espalhar acontece por culpa do aquecimento global e das mudanças climáticas.
O alerta é dado por um artigo publicado recentemente na “National Geographic”. Os primeiros sintomas visíveis aconteceram no ano passado, quando alguns leões-marinhos começaram a sofrer convulsões e pássaros morreram em larga escala na Costa da Califórnia.
Esta alga tóxica prejudica gravemente a vida marinha, funcionando como um verdadeiro veneno. Depois de uma análise a anchovas na região, onde foram encontrados altos níveis de toxinas e foi mesmo pedido à população que deixasse de consumir este alimento.
A proliferação de algas na Costa Oeste californiana teve o seu registo mais tóxico de sempre no ano passado. O cada vez maior aquecimento da água do mar, que coloca em risco também os sistemas de corais, e as alterações climáticas frequentes são a principal causa deste cenário. E segundo os cientistas tudo vai piorar.
“O que mais saltou à vista em relação ao estudo do ano passado, é que sabemos muito pouco acerca do que estas coisas podem fazer”, afirmou Raphael Kudela, especialista em algas tóxicas da Universidade de Santa Cruz, na Califórnia. A única certeza é mesmo que sempre que a água aquece estas algas expandem-se e produzem estragos e uma velocidade cada vez maior.
Para além do exemplo californiano, há já registo de problemas com esta expansão das algas tóxicas na Florida, na América do Sul ou até mesmo na Ásia. Outros estudos revelam que uma alga tóxica pode destruir um coral em apenas três semanas, o que se apresenta como uma verdadeira ameaça aos oceanos.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
