Homepage

  • Planeta: Viver “a crédito” até final de 2016
    21 December 2016
    arrow
    arrow
Tags
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • No ano passado o Earth Overshoot Day tinha chegado a 13 de agosto, o que mostra que o cenário se está a agravar.
  • A partir desta segunda-feira passaremos a viver “a crédito” até final de 2016. E o que isso significa? Que devemos dinheiro a um banco? Mais importante que isso. Consumimos já na totalidade a quantidade de recursos naturais que o planeta é capaz de renovar num ano.

    Previsão de surf para esta semana

    Mas o cenário fica ainda mais negro quando percebemos que de ano para ano, esta data chega cada vez mais cedo. Os dados foram calculados e divulgados, em conjunto com a WWF, pela ONG Global Footprint Network. Informação que deveria ser considerada de forma séria por todos nós, de forma a perceber que os recursos do planeta não são inesgotáveis.

    Para fazer o cálculo de quando a Terra atinge o “Earth Overshoot Day” [dia de passar o limite], a Global Footprint leva em conta a emissão de gases causadores do efeito estufa, os recursos consumidos pela pesca, pecuária e agricultura, assim como as construções e o uso de água.

    No ano passado este dia tinha chegado a 13 de agosto, o que mostra que o cenário se está a agravar. Algo que acontece desde 1970, ano em que este dia aconteceu a 23 de dezembro. Desde essa data que nunca mais o “Earth Overshoot Day” deixou de se adiantar no calendário.

    “Para satisfazer as nossas necessidades, atualmente precisamos do equivalente a 1,6 planeta por ano”, pode ler-se no comunicado emitido pelas organizações. "O custo desse consumo excessivo já é visível: escassez de água, desertificação, erosão do solo, queda da produtividade agrícola e das reservas de peixes, desflorestação, desaparecimento de espécies", enumeram.

    "Viver a crédito só pode ser provisório, porque a natureza não é uma jazida, da qual podemos extrair recursos indefinidamente", frisam. O maior problema está mesmo nas emissões de dióxido de carbono (CO2), que representam 60 por cento da nossa peugada ecológica. Em 2015 as emissões de gases causadores do efeito estufa atingiram mesmo níveis recordes. Um problema para o qual é necessário urgentemente acordarmos.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Planeta
  • Terra
similar News
similar
November 24
Portuguese beaches among the best in Europe
September 19
More than 14 excellent quality beaches
April 05
Peniche: a surfers’ paradise!
March 23
Incredible Beaches 15 Kilometers from Lisbon
March 13
Sagres - A Tourist Guide
February 21
Surfing on the Vicentine Coast
March 03
Surf in Portugal