Homepage
- Da investigação científica ao desporto, passando pela sua cultura e história, sem esquecer a economia do mar. Estes jovens terão acesso a um programa que irá apresentar todas as vertentes deste recurso.
-
-
Vêm de todo o país e vão ter a oportunidade de descobrir o mar. Estes 50 jovens irão até Peniche entre 1 e 8 de setembro e estarão integrados na 7.ª edição da Academia de Verão "Tanto Mar". O objetivo passa por despertar as novas gerações para o valor estratégico que o mar representa.
Da investigação científica ao desporto, passando pela sua cultura e história, sem esquecer a economia do mar. Estes jovens terão acesso a um programa que irá apresentar todas as vertentes deste recurso. Esta Academia é uma organização conjunta do Fórum Estudante, Câmara Municipal de Peniche e Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.
Será logo no segundo dia de atividades, dia 2 de setembro, que os 50 estudantes do ensino secundário ou profissional que participam na Semana Tanto Mar irão conhecer a reserva da Biosfera da Unesco, integrando-se no programa das comemorações do 25.º aniversário da constituição da Berlenga como Reserva Natural.
Assim, os jovens poderão visitar a ilha e o farol e ainda fazer o seu batismo de mergulho, num dia que contará com a presença do Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia.
A chegada está marcada para o dia anterior, onde, depois da instalação nas residências da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), os 50 participantes terão a oportunidade de assistir ao documentário “Live Sea – Ao Ritmo das Marés”, um projeto IPLeiria coordenado pela docente e investigadora Susana Ferreira.
O dia 3 será dedicado à História e Cultura de Peniche, com visitas ao Museu da Renda de Bilros e o contacto com a história do naufrágio do San Pedro Alcântara. À tarde, tempo para um peddy-paper na Fortaleza de Peniche que permitirá o contacto com o património histórico e cultural local. O domingo será passado na companhia da Marinha Portuguesa, com uma viagem até à Base Naval do Alfeite.
Na mesma linha – com um tema reservado para cada dia – os últimos quatro dias serão dedicados, respetivamente, à Economia, ao Desporto, à Investigação e ao Conhecimento do Mar. Desta forma, os jovens poderão conhecer as empresas Docapesca, Omnifish e AUCHAN – Plataforma de Pescado (dia 5 de setembro); fazer desporto nas praias de Peniche (dia 6 de setembro); realizar atividades no centro de investigação científica CETEMARES – MARE-IPLeiria (dia 7 de setembro) e ainda trilhar o percurso geológico e visitar o Cabo Carvoeiro (dia 8 de setembro).
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
