Homepage
- Chegada está prevista para quarta-feira, dia em que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, embarcará no navio, que servirá de base no Rio de Janeiro.
-
-
Se há países que estão a encontrar problemas constantes na aldeia olímpica no Rio de Janeiro, a comitiva portuguesa pode dar-se ao luxo de ter uma solução para esta situação que está a marcar as semanas que antecedem o início dos Jogos Olímpicos de 2016. É que o Navio Escola Sagres já se encontra a caminho do Rio de Janeiro, onde vai servir de base portuguesa.
O acordo firmado entre a Marinha Portuguesa e o Comité Olímpico Português foi anunciado em maio e anunciava que o navio escola Sagres servirá como base para os portugueses que venham ao Brasil durante os Jogos Olímpicos, sejam eles atletas ou empresas. O navio servirá assim como um espaço de divulgação de Portugal.
É já na próxima quarta-feira, dia 3 de agosto, que o Navio Escola Sagres chega ao Rio de Janeiro, onde permanecerá até dia 21 do mesmo mês. Contudo, o navio já se encontra em águas brasileiras, tendo passado por Recife e Salvador, onde foi alvo de visitas guiadas e muita curiosidade por parte dos cidadãos e meios de comunicação social brasileiros.
O navio deixou Portugal no final de junho, com primeiro-ministro António Costa a marcar presença na cerimónia de despedida. Já em solo brasileiro será o presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa, a marcar presença a bordo. No primeiro dia da visita oficial ao Brasil, quarta-feira, o Presidente embarca no Navio-escola Sagres, onde entrega a bandeira nacional ao atleta João Rodrigues, porta-estandarte de Portugal nestes Jogos Olímpicos.
Para além das muitas dezenas de atletas que vão representar as cores nacionais nos Jogos do Rio de Janeiro, e que irão tentar trazer as tão ambicionadas medalhas para o nosso país, Portugal vai ainda estar assim representado por um dos maiores símbolos dos nossos mares.
A ligação do Navio Escola Sagres ao Brasil é já antiga. Construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, o navio foi cedido pela Alemanha à marinha do Brasil no final da II Guerra Mundial, em 1948. Mais tarde, em 1961, foi adquirido pela Marinha Portuguesa para substituir a antiga Sagres - foi entregue oficialmente à Marinha Portuguesa no dia 30 de janeiro de 1962, no Rio de Janeiro.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaMarinha Portuguesa
-
FonteRedação
