Homepage
- Ficou na história como o primeiro campeão mundial de surf, em 1964, e aos 71 anos terá perdido a batalha contra o cancro.
-
-
O surf está de luto pela perda de uma das grandes lendas deste desporto. A notícia da sua morte surgiu este domingo nos meios de comunicação australianos e deixou a nação surfista em choque. Midget, como era conhecido devido à sua baixa estatura, deixou-nos aos 71 anos.
A lenda australiana, que tem no currículo o facto de ter sido o primeiro campeão mundial de surf, em 1964, em Manly (Sydney), faleceu no domingo e as causas da sua morte ainda não são conhecidas, embora se saiba que a luta contra o cancro foi uma constante durante várias fases da sua vida.
Bernard Farrelly foi ainda vice-campeão mundial em 1968 e 1970, sagrou-se campeão australiano em 1965, conquistando ainda competições importantes tanto no Havai, onde foi o primeiro australiano a consegui-lo, como no Peru. Em 1985, Midget havia sido induzido no corredor da fama do desporto australiano.
Quem já reagiu a esta perda foi o também campeão australiano Tom Carroll. “Adorava a maneira como ele surfava e foi um prazer ter privado com ele. Era um daqueles tipos que tinha um estilo único no que fazia, quer fosse a surfar ou a fazer pranchas”, referiu Carroll sobre Farrelly, que mais tarde se tornou um shaper de sucesso.
O surf australiano e o mundial choram assim a morte de uma das suas maiores lendas. Um dos nomes incontornáveis do início do cenário competitivo a nível mundial e, provavelmente, um dos competidores de maior sucesso na década de 60 do século passado. RIP, Midget.
Midget Farrelly, Before the Feud from ENCYCLOPEDIA of SURFING videos on Vimeo.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaJack Eden
-
FonteRedação
