Homepage

  • Fim-de-semana com muito calor e alerta amarelo
    21 December 2016
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Temperaturas máximas vão chegar até aos 42 graus no sábado e domingo e a temperatura da água também vai subir.
  • Com o fim-de-semana a chegar, chega também o calor cada vez mais forte ao nosso país. As temperaturas vinham a subir desde quarta-feira e preparam-se apara atingir novos máximos no sábado e domingo, prolongando-se este sábado até segunda-feira. Esta sexta-feira o sol marcou presença em todo o país, embora com algumas nuvens à mistura, em determinadas regiões.

    Surf para este fim de semana

    Hoje a temperatura máxima registada é de 38 graus em Évora, sendo que Sagres, com 24 graus, apresenta-se do lado oposto. Já as mínimas variam entre os 13 a Norte do país e os 20 no Sul. Nas ilhas o calor também se faz sentir, sendo que na Madeira o calor vai atingir máximos que levaram já o IPMA a lançar o aviso laranja.

    De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, todos os distritos de Portugal Continental estão sob aviso amarelo devido à onda de calor. O mesmo se continuará a passar durante o fim-de-semana, onde é esperado que as temperaturas aumentem consideravelmente. Apenas os Açores se apresentam a verde neste parâmetro.

    Para sábado é esperado sol em todo o país, com exceção dos Açores, que terão períodos de alguma neblina. Santarém vai ser o distrito mais quente, com os termómetros a chegarem aos 42 graus de máxima. Segue-se Évora com 41 graus, Beja com 39 e Leiria, Coimbra, Portalegre e Castelo Branco com 38. Na cauda da tabela está o distrito de Viana do Castelo, com 31 graus.

    No domingo o distrito de Santarém repete a temperatura máxima de 42 graus e mantém-se no topo da lista de distritos mais quentes. Contudo, noutros distritos a temperatura vai aumentar, como é o caso de Braga, que vai aos 40 graus. Évora continua nos 41 graus. Com 39 graus de máxima surgem os distritos Leiria, Castelo Branco e Beja. Viana do Castelo e Guarda, ambas com 33 graus, apresentam as temperaturas máximas mais baixas.

    Teremos assim um fim-de-semana bem quente, dos mais quentes do ano, e bastante convidativo a banhos. Até porque a temperatura da água do mar vai subir até domingo. Na costa sul do Algarve, na zona de Faro, a água vai estar a 24 graus. Costa Vicentina vai ter água a 19 graus. De Lisboa ao Porto terá 18 graus e mais a norte 17 graus.
    Risco de incêndios

    Segundo o IPMA, os incêndios continuam a ser uma ameaça, até porque a temperatura promete aumentar. Esta sexta-feira, os distritos de Santarém, Viana do Castelo e Guarda estão mesmo sob aviso vermelho, o máximo da escala. Apenas Viana do Castelo, Braga e Porto estão sob aviso amarelo. Todos os outros distritos de Portugal Continental apresentam aviso laranja.

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • meteorologia
  • Portugal
  • calor
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
November 24
Portuguese beaches among the best in Europe
September 19
More than 14 excellent quality beaches
April 05
Peniche: a surfers’ paradise!
March 23
Incredible Beaches 15 Kilometers from Lisbon
March 13
Sagres - A Tourist Guide
February 21
Surfing on the Vicentine Coast
March 03
Surf in Portugal
pub