Homepage
- Surfista brasileiro bateu na final o jovem australiano Ethan Ewing, repetindo o triunfo alcançado em 2014 na prova californiana.
-
-
Pela segunda vez na carreira Filipe Toledo subiu ao lugar mais alto do pódio em Huntington Beach. O surfista brasileiro mostrou mais uma vez os atributos técnicos que o tornaram numa das maiores ameaças em mar pequeno, conquistando o US Open of Surfing, segundo QS10000 da temporada, que terminou no domingo na Califórnia.
Toledo, de 21 anos, conseguiu uma vitória categórica, não dando qualquer hipótese à concorrência. No dia final do evento norte-americano, o prodígio de Ubatuba começou por vencer o taitiano e companheiro de Tour, Michel Bourez, nos quartos-de-final. Nas meias-finais seguiu-se outro membro da elite mundial, o talento local Kanoa Igarashi, também ele batido pela eficácia de Filipe neste tipo de condições.
Já na final Filipe Toledo teve pela frente a grande surpresa do evento e também desta temporada de 2016, o jovem australiano Ethan Ewing, de apenas 17 anos. Talvez acusando o nervosismo de uma primeira final a este nível, Ewing não conseguiu mostrar o nível de surf evidenciado até então, ficando-se pelos 10,46 pontos. Toledo, por sua vez, manteve a forte toada, pincelada com aéreos e um forte jogo de rail, terminando o heat decisivo com uma pontuação de 14,90.
O US Open terminou assim com festa brasileira, naquele que foi o segundo triunfo da ainda curta carreira de Toledo nesta competição, repetindo o feito alcançado em 2014. Depois de uma lesão que assombrou o seu início de temporada, o talentoso surfista canarinho mostrou estar assim de regresso à sua melhor forma. Para além dos 10 mil pontos conquistados, Filipe Toledo levou ainda para casa 100 mil dólares em prémio – o maior prize-money individual das competições da WSL.
Nota de destaque ainda para a sensação aussie, Ethan Ewing, que com o 2.º posto alcançado, depois de eliminar o campeão mundial Adriano de Souza nas meias-finais, atingiu a vice-liderança do ranking do WQS, ficando perto de uma qualificação para o World Tour do próximo ano. Na liderança continua o jovem italiano Leo Fioravanti, agora com 1.250 pontos de avanço sobre Ewing e 3.050 sobre o também australiano Connor O’Leary (3.º).
Vans US Open of Surfing Men’s QS10,000 Final Results:
1 - Filipe Toledo (BRA) 14.90
2 - Ethan Ewing (AUS) 10.46Vans US Open of Surfing Men’s QS10,000 Semifinal Results:
Heat 1: Ethan Ewing (AUS) 14.60 def. Adriano de Souza (BRA) 13.53
Heat 2: Filipe Toledo (BRA) 15.67 def. Kanoa Igarashi (USA) 13.40Vans US Open of Surfing Men’s QS10,000 Quarterfinal Results:
Heat 1: Ethan Ewing (AUS) 13.40 def. Ryan Callinan (AUS) 12.40
Heat 2: Adriano de Souza (BRA) 13.43 def. Sebastian Zietz (HAW) 3.63
Heat 3: Kanoa Igarashi (USA) 13.04 def. Bino Lopes (BRA) 11.83
Heat 4: Filipe Toledo (BRA) 14.20 def. Michel Bourez (PYF) 12.63Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaWSL | Jackson van Kirk
-
FonteRedação
