Homepage

  • Lendas do surf mundial competem nos Açores
    12 julho 2018
    arrow
  • Tom Curren, Occy, Sunny Garcia, Shaun Thomson, Martin Potter, Simon Anderson ou Layne Beachley são alguns dos cabeças de cartaz. Entre eles vai estar o português “Dapin”.
  • É já de 18 a 23 de setembro que a praia de Santa Bárbara nos Açores se vai tornar no epicentro do surf mundial, quando alguns dos maiores ícones e lendas deste desporto se encontrarem para o regresso de uma competição muito especial, o Mundial de Masters.

    Depois de vários anos a receber campeonatos do WQS e a apurar alguns dos atuais membros da elite mundial, os Açores vão agora poder rever ao vivo alguns dos maiores nomes que o surf já criou. O Azores Airlines World Masters tem ainda o condão extra de inaugurar a categoria Masters para mulheres.

    Em prova vão estar nomes como Tom Curren, Sunny Garcia, Occy, Shaun Thomson, Martin Potter, Simon Andersen – esse mesmo, que inventou a Thruster (three fin) -, Gary Elkerton, Michael Ho, “Rabbit” Bartholomew, o campeão em título Iain Buchanan ou Layne Beachley. Entre eles vai estar um português: João Alexandre, mais conhecido por “Dapin”.

    A WSL acaba de avançar estes e outros nomes na lista de participantes, o que nos deixa de água na boca em relação ao regresso desta competição que já não se realiza desde 2011. Outro grande atrativo, não menos interessante, será ver Dapin em ação. Sobretudo, para aqueles que, como eu, são da nova geração e nunca tiveram essa oportunidade.

    A prova vai ser dividida em três categorias. Além da feminina, que está em estreia, há ainda a categoria de Masters, para surfistas com mais de 45, e ainda a de Grand Masters, para surfistas acima dos 55 anos. Muitos deles ainda em grande forma.

    “Vai ser um evento extremamente competitivo, porque todos estes nomes ainda surfam muito”, começou por dizer Iain Buchanan, que em 2011 conquistou o título Masters no Rio de Janeiro, no Brasil. “Tento surfar sempre, esteja onde estiver, por isso sinto-me num bom nível. Qualquer um pode ganhar. É uma honra ter sido convidado para este evento e poder competir nos Açores, sobretudo frente a nomes que construíram a história do nosso desporto”, frisou.

    Com um formato reduzido e seis dias de janela de espera a organização vai poder, assim, esperar que as melhores condições se alinhem para colocar a prova na água. E, com isso, oferecer um espetáculo sem igual a todos os fãs do surf mundial. Seja pela net ou “in loco” – os Açores ficam aqui tão perto…

    Eis a lista de surfistas:

    Women Masters:
    1- Beachley,Layne (AUS)
    2- Burridge,Pam (AUS)
    3- Menczer,Pauline (AUS)
    4- Ballard,Rochelle (HAW)
    5- Zamba,Frieda (USA)
    6- Jodie Cooper (AUS)

    Men Masters:
    1- Potter,Martin (GBR)
    2- Garcia,Sunny (HAW)
    3- Elkerton,Gary (AUS)
    4- Hardman,Damien (AUS)
    5- Ho,Derek (HAW)
    6- Curren,Tom (USA)
    7- Occhilupo,Mark (AUS)
    8- Egan,Luke (AUS)
    9- Macaulay,Dave (AUS)
    10- Gouveia,Fabio (BRA)
    11- Beschen,Shane (USA)
    12- Alexandre,Joao (PRT)

    Men Grand Masters:
    1- Tomson,Shaun (ZAF)
    2- Bartholomew,Wayne (AUS)
    3- Ho,Michael (HAW)
    4- Horan,Cheyne (AUS)
    5- Hedemann,Hans (HAW)
    6- Winton,Glen (AUS)
    7- Anderson,Simon (AUS)
    8- Kerbox,Buzzy (HAW)
    9- Buchanan,Iain (NZL)

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Galeria