Pela primeira vez na sua história, o Eurosurf Júnior será disputado em águas irlandesas, em pleno Atlântico Norte.
A pitoresca cidade de Bundoran, na costa noroeste, recebe a edição de 2026, neste que é um certame promovido pela Federação Europeia de Surf em conjunto com a Federação Irlandesa de Surf, que decorrerá entre esta quinta-feira (24 de setembro) e o dia 4 de outubro, ainda que só haja competição a partir de sábado.
Em ação, haverá mais de 200 jovens atletas, que vão competir nas ondas de The Peak e Tulland Strand.
Entre as 20 seleções presentes, estará a formação lusa. Já na República da Irlanda, a turma das quinas depara-se com uma nova realidade, uma vez que as três últimas edições do Eurosurf Júnior aconteceram dentro de portas, especificamente em Santa Cruz, no Oeste luso.
No que toca ao surf, os juniores portugueses são chamados ao serviço duas semanas após terem participado no Mundial Júnior ISA de Salvador, naquela que foi uma importante experiência internacional. É precisamente o mesmo conjunto que competiu na América Central que vai em busca da glória nas ondas irlandesas. Trata-se de uma aposta na continuidade, aproveitando a experiência acumulada.
Os 12 jovens surfistas convocados pelo selecionador nacional Sebastião Furtado estarão divididos pelas categorias de Sub-16 e Sub-18.
Entre os mais novos, a Seleção Nacional vai a jogo com Ana Mel, Vida Mendonça e Suri Rodrigues na prova feminina, enquanto Zé Maria Antunes, Francisco Santos e Martinho Barros defendem a bandeira portuguesa no quadro masculino.
No escalão Sub-18, Mariana Pereira, Sofia Matos e Miriam Julião competem no lado feminino. Já Jaime Veselko, Benjamim Magalhães e Manuel ‘Pirujinho’ Couto são os surfistas portugueses no campo masculino.
“O Mundial mostrou que temos qualidade para competir a este nível e deixou-nos indicadores muito positivos, mas também aspetos claros onde temos de evoluir”, referiu Sebastião Furtado em publicação da Federação Portuguesa de Surf nas redes sociais.
“A consistência, a gestão dos heats e a tomada de decisão nos momentos-chave podem fazer a diferença numa competição deste nível. O Eurosurf Júnior surge logo a seguir [ao Mundial] e é uma oportunidade importante para aplicarmos essas aprendizagens, entrarmos mais confiantes e transformarmos esse trabalho em melhores prestações.”
De recordar que no último Eurosurf Júnior, realizado há dois anos, Portugal fechou a classificação coletiva no terceiro posto. Como é habitual, a Espanha (campeã em título) e a França avizinham-se como as grandes adversárias na corrida ao ceptro, mas há que ter sempre em conta eventuais surpresas.
Para além da Seleção Nacional Júnior de Surf, também teremos em competição a Seleção Nacional Júnior de Longboard, com os jovens Duarte Barata e Inês Piedade.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram