Tiveram sortes distintas os dois surfistas portugueses que competiram, este sábado, na jornada inaugural do São Sebastião Pro, terceira etapa do circuito Challenger Series versão 2025/2026.
Em dia de ondas pequenas na Praia de Maresias, mas com sol a brilhar e areal lotado, a campeã nacional Maria Salgado avançou para a ronda 2 da prova feminina, juntando-se às compatriotas Francisca Veselko e Teresa Bonvalot.
Por sua vez, Frederico Morais não conseguiu superar a ronda de abertura do quadro masculino, pelo que ainda não foi desta que ultrapassou uma bateria na presente Challenger Series. São três derrotas de primeira consecutivas, que complicam a tarefa de Kikas em requalificar-se para o CT.
O antigo top mundial foi o primeiro luso em ação nas ondas da costa norte de São Paulo, logo no segundo heat da ronda inaugural. O surfista de 34 anos parecia ter o apuramento encaminhado. Liderava a contenda já dentro dos cinco minutos finais. Porém, as últimas ondas viraram a bateria do avesso. Assim, Frederico Morais, com 10,50 pts, baixou do primeiro para o quarto lugar, ficando a 0,13 pts de passar à próxima fase, onde o compatriota Guilherme Ribeiro teve entrada direta.
Mais tarde, no sexto heat da ronda 1 feminina, Maria Salgado alcançou o segundo posto, tendo somado 9,23 pts. A jovem de Santa Cruz avançou na prova brasileira, assim como a australiana e campeã mundial ISA Sub-16, Lucy Darragh (10,77 pts), que ganhou a disputa.
Na segunda ronda, a jovem 19 anos vai estar inserida num heat com muito nível. As adversárias são Francisca Veselko (surfista do CT), a prodigiosa norte-americana Eden Walla e a ex-top mundial 'aussie' India Robinson.
Na bateria imediatamente a seguir, Teresa Bonvalot defronta nada mais nada menos do que três atletas australianas! Estas são a velha conhecida Sophie McCulloch e as teenagers Lucy Darragh e Ziggy Aloha Mackenzie. Também não será tarefa fácil.
Já Guilherme Ribeiro, único português que figura no heat draw masculino, estreia-se logo na bateria que abre a ronda 2 masculina. A oposição vem do top mundial australiano Joel Vaughan, do gaulês Charly Quivront e do neerlandês com origem havaiana Oliver Zietz.
Recorde-se que o São Sebastião Pro, evento que debuta a Challenger Series no estado de São Paulo, desenrola-se até ao próximo sábado, dia 3 de outubro.
Nos próximos dias, o mar vai continuar pequeno na praia da qual o consagrado Gabriel Medina é local. Para este domingo, a previsão indica que a ondulação irá cair ainda mais, o que deixa dúvidas sobre a possibilidade de termos o campeonato a rolar.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram