Depois de desembaraçar-se com toda a mestria do brasileiro Gabriel Medina, a quem deixou em situação de combinação, havia muita expectativa para ver o lendário Kelly Slater novamente em ação no Tahiti Pro, sétima etapa do CT’2025.
O surfista de 54 anos encarou novamente os tubos de Teahupoo na última madrugada em Portugal continental. Mais uma vez, o 11 vezes campeão mundial de surf tinha uma tarefa dura pela frente ao defrontar o australiano Jack Robinson, campeão em título do Tahiti Pro e vencedor de duas das últimas três edições.
E foi ‘Robbo’ – um dos melhores especialistas em tubos do atual CT - o responsável pelo fim da bonita e emotiva caminhada de KS no evento em que é e continuará a ser o recordista absoluto de triunfos, com meia dezena de conquistas.
A participar como wildcard neste Tahiti Pro, KS sentia que poderia chegar a nova vitória, mas o australiano Jack Robinson revelou-se mais forte no duelo entre ambos, conseguindo um grande tubo, que contribuiu para a expressiva pontuação combinada de 15,00 pts, a segunda melhor dos oitavos-de-finais masculinos.
Com 9,17 pts, o tubaço de Robinson valeu mais de que todo o score combinado de Kelly Slater no heat (8,46 pts). O veterano surfista norte-americano teve um backup praticamente nulo, o que não ajudou nada os seus intentos.
Kelly Slater fecha assim no nono lugar aquela que poderá ter sido a sua última participação no Tahiti Pro, enquanto Jack Robinson está pela primeira vez nos quartos-de-final de uma etapa do CT’2026, sinónimo de que está a ter um ano duro em termos de resultados.
O próximo adversário do tube rider da West Oz é um surfista que tem deslumbrado bastante ao longo do evento, tendo conseguido a única nota máxima (10,00 pts) até ao momento. Falamos do norte-americano e vice-campeão mundial Griffin Colapinto, que com uma grande performance (16,57 pts) eliminou o brasileiro Miguel Pupo (15,17 pts), vencedor do Tahiti Pro em 2022.
Robbo vs Griff será a reedição da final do ano passado. O confronto deverá acontecer já esta quinta-feira, que a World Surf League (WSL) já afirmou ser o potencial dia das finais.
Nesta parte inferior do quadro, haverá ainda o embate entre o marroquino Ramzi Boukhiam, que também tem impressionado, e o australiano George Pittar, que provavelmente é a maior surpresa da prova masculina. GP chega aos ‘quartos’ na estreia no Tahiti Pro.
No outro lado do quadro de competição, os duelos serão Alan Cleland vs Seth Moniz e Italo Ferreira diante de Ethan Ewing. Novo líder do ranking mundial, Italo é o resistente da armada brasileira. Entre os oito melhores surfistas do campeonato, a nação mais representada é a Austrália com três atletas.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram