Entre 2005, a estreia do campeonato mais perfumado do bodyboard mundial, e 2015, Catarina Sousa marcou sempre presença na praia da Costa Nova para disputar a Miss Quebramar Cup, tendo alcançado duas vitórias (2011 e 2013) e dois segundos lugares, entre muitos outros resultados. A nível nacional conquistou sete títulos nacionais de bodyboard feminino (1997, 1998, 2002, 2004, 2009, 2012 e 2013), a que juntou dois títulos europeus (1998 e 2013).
Depois de ter marcado presença, em 2025, no evento «A Miss Faz 20 Anos», que marcou o regresso do Bodyboard à Miss Quebramar Cup, Catarina Sousa não vai competir este ano, em que a prova integra o calendário da IBC – Bodyboarding World Tour.
“No início do ano, quando ainda não sabia que esta prova seria para o Mundial, tracei como objectivo participar no campeonato do Mundo no Brasil, em Masters”, começa por dizer a mentora da escola Boogie Chicks, salientando que o propósito para estar na Costa Nova é outro: “Tenho três atletas aqui presentes e treiná-las e orientá-las é o meu papel”.
Teresa Pardela e as juniores Alice Teotónio e a britânica Emi Strover, de apenas 12 anos, são as Boogie Chiks que estarão em prova e para quem a treinadora tem grandes expectativas, apesar de a primeira prova, disputada nas Maldivas, não ter corrido “assim tão bem como esperava”.
“Aqui o foco vai estar todo nas minhas atletas”, diz a treinadora, que afirma ficar sempre com vontade de também entrar no mar e competir, “mas o foco tem de estar nas atletas e estas três são as que mais potencial têm”.
Para Catarina Sousa, “a Miss integrar o circuito mundial é muito bom, porque é super importante haver provas femininas, onde as estrelas são elas e as atenções são todas para elas”.
Já sobre o nível competitivo que espera da prova da Costa Nova, a atleta-treinadora não tem dúvidas: “O nível será alto, certamente, disso não tenho quaisquer dúvidas”.
Teresa Padrela, uma das Boogie Chicks que marca presença na 22ª edição da Miss Quebramar, que se estreou em 2015 na Costa Nova e, nas suas cinco participações, conquistou dois terceiros lugares (2017 e 2019), também espera um nível competitivo alto: “Já nas Maldivas o nível foi muito bom e, como as atletas são as mesmas, acredito que também aqui o nível seja bastante alto”.
Da Miss Quebramar Cup, a campeã nacional em 2021 e campeã da Europa em 2024 diz ter “boas memórias”, destacando “as boas ondas”, pelo que as suas expectativas para a prova que amanhã começa sejam “altas”.
O que será um bom resultado? “Vencer”, atira convicta Teresa Padrela.
Para a Miss Quebramar Cup’26 - IBC Women's Rising Series estão já confirmadas várias das melhores atletas do Mundo, oriundas de países tão diversos como Brasil, Japão, Chile, Costa Rica, Peru, Reino Unido e, naturalmente, Portugal.
Atletas confirmadas para a edição 22 da Miss Quebramar Cup - IBC Women’s Rising Series: Neymara Carvalho (Brasil), Joana Schenker (Portugal), Maira Viana (Brasil), Filipa Broeiro (Portugal), Aika Ui (Japão), Bianca Simões (Brasil), Miku Okazawa (Japão), Luna Hardman (Brasil), Constanza Soto (Chile), Maylla Venturin (Brasil), Emiliana Gonzalez (Chile), Verónica Correa (Panamá), Dulce Aguero (Costa Rica), Solange Chia (Peru) e Emi Strover (Reino Unido) e ainda as portuguesas Marta Leitão, Luana Dourado, Teresa Padrela, Alice Teotónio, Mariana Silva, Carolina Ferro Dias e Mariana Rosa.
Depois do cancelamento de hoje da prova aberta de surf para atletas Sub-20 devido às péssimas condições climatéricas que assolaram a região quase todo o dia, espera-se uma substancial melhoria para amanhã e assim possam acontecer dois dias de competição intensa.
A ASA volta a proporcionar aos veraneantes, mas igualmente a alguns utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Ílhavo, experiências de surf, que tanto impacto têm tido ao longo dos anos em jovens banhistas da região.
E porque sem praia e sem mar não há surf nem bodyboard, a Miss Quebramar Cup insiste nas campanhas ambientais no sentido de sensibilizar toda a gente para a importância de manter a praia limpa e preservar o areal e o mar.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram