Estamos a menos de 72 horas do início do Allianz Ericeira Pro, a terceira etapa da Liga MEO Surf '2026.
Entre sexta-feira e domingo, os melhores surfistas portugueses medem forças em Ribeira d'Ilhas, uma das ondas mais míticas do surf europeus, com as suas longas direitas.
Presente no calendário do circuito nacional pela 17.ª (!) temporada consecutiva, Ribeira d'Ilhas recebe uma etapa muito importante para as contas dos títulos máximos do surf luso. É em plena Reserva Mundial de Surf que a presente época chega a meio, ficando depois a faltar as etapas em Ribeira Grande (Açores) e Peniche.
Esta terça-feira, em comunicado oficial, a Associação Nacional de Surfistas (ANS) revelou o heat draw (masculino e feminino) do evento jagoz, onde o campeão nacional Francisco Ordonhas e Maria Salgado vão competir com a licra amarela. É a consequência de terem vencido as duas provas já disputadas, pelo que se encontram invictos.
Analisando o quadro de competição divulgado, destaque para o regresso de alguns nomes bem conhecidos da Liga MEO Surf. É o caso do antigo vencedor do circuito nacional Gony Zubizarreta, que no ano passado foi vice-campeão da prova, perdendo a final para o jovem Tiago Stock.
No lado feminino, salienta-se a participação da Camilla Kemp, que antes de passar a representar a Alemanha sagrou-se campeã portuguesa em 2018. É igualmente uma ex-vencedora do Allianz Ericeira Pro, etapa que também é válida para o sub-troféu Allianz Triple Crown.
Ainda no que diz respeito às senhoras, nota para o facto de que a campeã nacional Teresa Bonvalot continua a ausente, pois continua a recuperar da delicada cirurgia que fez ao pé direito em março. Ao termos Bonvalot fora da equação, já é certo que o Allianz Ericeira Pro terá uma vencedora diferente face às duas edições anteriores.
'Coisas' começam a apertar
Com Francisco Ordonhas e Maria Salgado bem evidenciados nos respetivos rankings, esta será uma paragem decisiva para a concorrência tentar travar o ímpeto deste duo, ensaiando uma eventual aproximação na disputa pelos títulos.
Nomes como Afonso Antunes e Gabriela Dinis destacam-se entre os surfistas que podem almejar esse feito, uma vez que seguem ambos na vice-liderança dos respetivos rankings. A juntar a isso, o vice-campeão nacional Afonso Antunes conta ainda com dois triunfos (2020 e 2021) na etapa de Ribeira d’Ilhas.
“Competir em Ribeira d’Ilhas é sempre especial. Embora tenha um pouco uma relação amor e ódio com a onda, adoro competir lá! Penso que esta vai ser uma etapa completamente decisiva para a corrida pelo título. Como já é a terceira etapa, as coisas começam a ficar mais apertadas", considera Afonso Antunes.
Por sua vez, Gabriela Dinis. “Ribeira d’Ilhas é, sem dúvida, uma das minhas etapas favoritas da Liga MEO Surf. Sobretudo se existir uma boa ondulação, pois é um pico com imenso potencial para ser uma grande etapa. Estou a recuperar de uma lesão num joelho, que ocorreu recentemente. Por isso, o meu foco neste momento está na recuperação para chegar à etapa o mais bem preparada possível."
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram