O circuito mundial de bodyboard versão 2026 teve início no último fim de semana, com o Morocco World Bodyboard Championship.
Nas direitas de Anza Beach (Agadir), coube à categoria júnior masculina abrir as hostilidades. Depois de uma jornada inaugural fortemente condicionada pelo nevoeiro - apenas dois heats foram completos - a prova realizou-se praticamente de forma integral no domingo.
Entre os participantes, estiveram quatro bodyboarders portugueses: Vicente Campos, Frederico Castelo Branco, Pedro Areias e João Gonçalves.
O melhor desempenho plasmado em Anza Beach, que ofereceu mar grande no dia das finais, teve o poveiro Vicente Campos como autor.
O bodyboarder de apenas 14 anos, que é o atual campeão europeu Sub-18, alcançou o nono posto, fruto de ter atingido os quartos-de-final. A esta ronda, onde foi derrotado pelo peruano Lucciano Campos e o italiano Damiano Bonazzi, o detentor dos títulos nacionais Sub-14, Sub-16 e Sub-18 chegou após dois triunfos.
Por sua vez, o compatriota Frederico Castelo Branco foi eliminado na segunda ronda, enquanto Pedro Areias e João Gonçalves ficaram pelo caminho logo na ronda inaugural.
Quanto à vitória, tivemos um jovem peruano a reinar em águas marroquinas. Lucciano Campos, precisamente um dos 'carrascos' de Vicente Campos, assegurou o triunfo, com o score combinado de 11,15 pts.
Lucciano Campos
IBC
O mexicano Ilan Chouard (10,00 pts) foi o vice-campeão, enquanto o marroquino Hamza Moumou (5,5 pts) e o gaulês Alberola Peyo (4,3 pts) quedaram-se pela terceira e quarta posições, respetivamente.
Nota ainda para a derrota nas meias-finais do francês Louka Zaninotto, que é o vigente campeão mundial e tinha conquistado o evento em 2025.
Depois dos juniores, agora é a vez da divisão Open masculina iniciar a temporada no Morocco World Bodyboard Championship. A janela de espera abriu esta segunda-feira, prolongando-se até ao próximo dia 12.
A nível do escalão Júnior, este regressa à ação no Pascuales Bodyboard Pro, naquela que é uma novidade no calendário para 2026. A prova mexicana disputa-se entre os dias 3 e 9 de julho.
Recorde-se que para os mais novos, o circuito mundial realiza-se pelo segundo ano consecutivo debaixo do conceito Rising Series. A época é composta por uma fase regular - neste momento possui cinco eventos em agenda - que define os 48 bodyboarders que em outubro vão discutir o título mundial no Frontón.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram