Durante a última madrugada em Portugal continental, arrancou o QS4000 de Burleigh Heads, prova pertencente ao circuito regional da Austrália/Oceânia e da Ásia.
Trata-se de um evento importante na definição das vagas destas regiões do globo para a próxima Challenger Series.
Nas conhecidas direitas do Burleigh Heads, haverá 192 (!) surfistas em ação, entre os quais um quarteto de competidores do CT. Um punhado de atletas que aproveita a competição 'aussie' para preparar a nova temporada, que começa a 1 de abril noutra latitude australiana, no caso Bells Beach.
Analisando o heat draw disponibilizado pela World Surf League (WSL), a principal figura presente na Gold Coast é a campeoníssima Stephanie Gilmore, que está de volta à elite mundial após período sabático de dois anos. Desde maio de 2025, este é o primeiro campeonato em que a oito vezes campeã mundial participa.
Curiosamente, a última aparição de Steph com a licra ocorreu em... Burleigh Heads. Um local em que curiosamente esteve sem competir desde os tempos de júnior. Agora, em menos de um ano, esta é a segunda vez que a lendária australiana enverga a licra neste point break.
Como wildcard, a mais laureada surfista da história participou na etapa do CT ali disputada, o Gold Coast Pro. Apesar da longa ausência, Gilmore não se deu nada mal ao alcançar o quinto posto, fruto de ter atingido os quartos-de-final.
A curiosidade é muita para ver o que faz a surfista de 38 anos. A estreia está marcada para a ronda 2, que antecede a entrada em cena das cabeças de série.
Para além de 'Happy Steph', os outros tops mundiais presentes são os compatriotas Joel Vaughan e Isabella Nichols, bem como o indonésio Rio Waida.
Destaque também para a inclusão no heat draw de Dane Henry e Isla Huppatz, que são os dois novos campeões mundiais juniores da WSL.
Muito bem apetrechado, o que confere nível bastante alto ao campeonato, o quadro de competição é ainda abrilhantado pela presença de vários surfistas australianos que estão em evidência na Challenger Series, tendo a qualificação para o CT em ponto de mira. São o caso de Oscar Berry, Morgan Cibilic, Liam O'Brien, Jacob Willcox, Callum Robson (recente campeão do Pipe Challenger), Winter Vincent e India Robinson.
Igualmente presentes, Alister Reginato e Nyxie Ryan são os campeões em título. Venceram quando este era um evento apenas com estatuto QS1000. Para este ano, ocorreu um significativo aumento dos pontos máximos em jogo, daí também captar a atenção de nomes com outra craveira.
O Gold Coast Open desenrola-se até domingo, numa altura em que por aquelas bandas também decorre a a edição de 2026 da World Surfing Conservance Conference, onde o português João de Macedo foi orador. Para trás, em Snapper Rocks, já ficou o World Club Championship, no qual a Associação de Surf da Costa de Caparica (ASCC) brilhou.
Estes são dias em que assinala-se o 10.º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Gold Coast.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram