Evento especial de tubos, o Lanzarote Quemao Class está em alerta amarelo desde a última quarta-feira.
Isto significa que a nona edição da prova canária pode acontecer entre sábado e terca-feira. Destes quatro dias, a organização necessita de dois para realizar o campeonato tubular, que reúne provas de surf e bodyboard.
Neste momento, a organização está a monitorizar de perto a ondulação para decidir se o alerta amarelo passa a verde nas próximas horas. A previsão indica um swell que pode chegar aos três metros de altura já no sábado, ficando nos dois dias seguintes na casa dos 1,2-1,8 metros.
Como é habitual, o palco da ação é o poderoso slab de El Quemao, que está localizado na ilha de Lanzarote, mais concretamente na costa de La Santa.
O Quemao Class não é colocado na água desde dezembro de 2023. Caso seja emitida luz verde, haverá 64 atletas em ação, divididos entre surfistas e bodyboarders
A lista de convidados desta nona edição é a mesma que foi anunciada no último inverno, onde o evento acabou por não se realizar. Os atletas portugueses que receberam convites foram os surfistas Nic von Rupp, João Mendonça e Miguel Blanco, bem como os bodyboarders Ricardo Rosmaninho e Steph Kokorelis.
Nota para João Mendonça, uma vez que o tube rider da Arrifana alcançou o terceiro posto na edição transata. O surfista de 20 anos atingiu a final, que foi conquistada pelo gaulês e ex-top mundial Joan Duru. Em bodyboard, o antigo campeão do mundo Amaury Lavernhe bateu a oposição.
O contingente luso terá pela frente concorrência de peso na arte de entubar, seja em pé ou deitado numa prancha.
No surf, a oposição contém figuras como o já mencionado Joan Duru, o brasileiro Lucas Chumbo, o norte-americano Balaram Stack (antigo vencedor do Vans Pipe Masters), os gauleses William Allioti (ex-vencedor do Capítulo Perfeito) e o jovem Sam Piter (vice-campeão da edição passada), assim como os bascos Natxo Gonzalez (bicampeão do Quemao Class) e Aritz Aranburu, antigo top mundial e também um ex-campeão do evento
Ao nível do bodyboarder, destaque para a inclusão de diversos competidores que sabem o que é ser campeão do mundo: o lendário Mike Stewart, Pierre-Louis Costes, Jared Houston, Iain Campbell, Tanner McDaniel, Armide Soliveres e Amaury Lavernhe. Há também presença feminina com a canária Teresa Miranda.
Importa ainda referir que o Lanzarote Quemao Class será novamente disputado em memória de David Infante 'El Fula', malogrado surfista local que perdeu a vida nesta mesma onda a 1 de janeiro de 2009.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram