Por estes dias, disputa-se o Pipe Challenger, sexta e penúltima etapa do circuito Challenger Series versão 2025/2026.
É a primeira vez na história que a onda rainha do surf mundial recebe uma etapa do circuito de acesso ao CT, onde voltou a ocupar o privilegiado estatuto de derradeira prova do ano.
Para além da estreia no calendário, a visita da Challenger Series a Pipeline trouxe também algo jamais visto na história deste competitivo circuito, cujo primeiro evento teve lugar na Austrália (Manly Beach) em 2020 às portas da pandemia.
A World Surf League (WSL) promoveu uma ronda destinada exclusivamente a surfistas locais, nomes que levam uma vida a entubar na meca do surf mundial. A inédita ronda foi uma espécie de trials que nos fazem recordar o antigo Pipe Invitational, então para definir que locais participavam no Pipe Masters.
Com duas dezenas de havaianos em ação, esta ronda especial possibilitou que 10 surfistas tivessem a possibilidade de aceder ao quadro principal. Nos últimos dias, houve na imprensa especializada o debate sobre a justiça ou não de levar a cabo uma ronda deste género. Isto num circuito em que se luta arduamente por um lugar na divisão máxima do surf mundial.
Foi também noticiado, pela sempre bem informada 'Stab', que o havaiano Billy Kemper foi o ideólogo desta ronda, tendo desempenhado um papel preponderante para que entrasse em cena juntamente com os conterrâneos.
O big rider de 35 anos, que curiosamente até natural de uma outra ilha (Maui) que não Oahu, recebeu luz verde da WSL e depois desenvolvou esforços junto do poder político de Honolulu. O recordista de vitórias em Jaws chegou mesmo à conversa com Rick Blangiardi, que é o mayor de Honolulu.
As conversações chegaram a bom porto e a prova masculina do Pipe Challenger começou só com havaianos na água, entre os quais Billy Kemper. "Alguns dos melhores momentos da minha vida foram a competir em Pipeline", escreveu o ex-campeão mundial de ondas grandes em publicação na rede social Instagram.
Com uns magríssimos 1,40 pts somados na sua bateria, Billy Kemper não conseguiu aceder ao quadro principal. Todavia, o seu principal objetivo já estava cumprido antes de entrar na água.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram