Esta quinta-feira, Joel Rodrigues deu início à sua campanha no circuito mundial de bodyboard de 2026, com o arranque da participação no Morocco World Bodyboard Championship.
Nas desafiantes direitas de Anza Beach (Agadir), que acolhem a etapa inaugural da temporada, o ex-campeão europeu Open não começou da melhor forma o dia, pois foi relegado para a repescagem.
Porém, a jornada acabou por ser bem-sucedida para o único bodyboarder português que permanece em competição, depois da eliminação do jovem Frederico Castelo Branco na ronda inaugural. Isto porque Joel logrou o acesso à ronda 5.
Beneficiando do estatuto de top seed, fruto do 13.º posto no ranking em 2025, o antigo vice-campeão mundial Júnior teve entrada direta na ronda 3. Na bateria inaugural desta fase e do dia de competição, o bodyboarder nortenho somou 9,65 pts e não foi além do terceiro posto, ficando atrás do agora espanhol Amaury Lavernhe (14,75 pts) e do marroquino Salaheddine Jmiji (10,75 pts). O outro marroquino que esteve em cena, Achraf Benabdeslam (7,23 pts), também caiu para a repescagem.
Mais tarde, Joel Rodrigues elevou o nível e superou a repescagem com a vitória na bateria inaugural, que foi marcada pelo equilíbrio. O antigo bicampeão nacional Open seguiu em frente com a pontuação combinada de 12,4 pts, assim como o brasileiro Eder Luciano 11,9 pts. Pelo caminho ficaram o marroquino Abdelhafeid Gharib (11,75 pts) e o gaulês Txomin Manterola (9,35 pts).
"Não gostei da minha performance no primeiro heat. Não encontrei uma onda boa. Agora, estive mais calmo desde o início e esperei pela melhor onda. Penso que a estratégia funcionou e agora estou confiante para o próximo heat", disse o competidor luso após o primeiro triunfo da época.
Na ronda 5, Joel Rodrigues está colocado no sétimo e penúltimo heat, que será exigente. Os adversários são o brasileiro Gabriel Braga (número 5 mundial em 2025) e o jovem francês Louka Zaninotto, atual detentor do título mundial Júnior. Os dois primeiros classificados avançam para a sexta ronda, que antecede os quartos-de-final.
O Morocco World Bodyboard Championship tem o período de espera até à próxima quinta-feira, dia 12 de fevereiro. Há 5000 pontos em jogo nas águas marroquinas, neste que é um campeonato exclusivamente masculino. Começou com o escalão Júnior e agora está na divisão Open.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram