Dentro e fora de água, haverá muita coisa a acontecer neste mês de fevereiro na icónica Gold Coast australiana, que está a celebrar o 10º aniversário como Reserva Mundial de Surf.
Entre sexta-feira e domingo, as direitas de Snapper Rocks recebem o World Club Championship, que conta com a participação da Associação de Surf da Costa de Caparica (ASCC).
Depois, entre os dias 18 e 22, disputa-se o QS4000 de Burleigh Heads, evento que integra o circuito QS regional da Austrália/Oceânia.
Fora do surf de competição, entre a próxima segunda e quinta-feira, o Gold Coast Campus da Southern Cross University acolhe a edição de 2026 da World Surfing Conservation Conference.
Durante quatro dias, o encontro reúne 100 oradores de 20 países. Com o foco na crucial interseção entre o surf, sustentabilidade e a ciência, o evento visa encontrar soluções para diferentes desafios. Desafios esses que envolvem a proteção dos oceanos, das zonas de surf, a redução de plástico nos oceanos, o turismo de surf sustentável e inovar o processo de reciclagem na indústria do surf.
"O elenco de oradores é incrível", refere Andrew McKinnon , que é o anfitrião e presidente da Reserva Mundial de Surf da Gold Coast.
Ao longo da conferência, as palestras terão a presença de oradores de todas as idades: dos 82 aos 15 anos de idade.
Entre os oradores da sessão inaugural consta a lendária Layne Beachley, sete vezes campeã do mundo de surf. Dois dias depois é a vez de um outro ex-campeão mundial, no caso Tom Carroll, fazer uso da palavra.
Na próxima quarta-feira, o detentor do título mundial em 1983 e 1984 também irá participar num paddle out em Greenmount Beach. A remad conjunta será igualmente marcado pela ida para a água de uma ancestral prancha peruana, que será construída por Carlos 'Huevito' Areola. Trata-se da 'Caballito de Totora', uma das mais antigas pranchas da história.
Facebook Gold Coast World Surfing Reserve
Outro momento esperado é apresentação do maior recife artificial construído no México. A visualização de filmes e uma exposição fotográfica integram igualmente o cartaz.
Nota ainda para a presença de organizações não-governamentais como a Save The Waves Coalition, a Surfrider Foundation, Surfers Climate, entre outras entidades. Também não faltará a cúpula ligada às Reservas Mundiais de Surf.
Através da rede de livecams , podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram