O Ericeira Surf Clube (ESC) participou na neunião de kick-off do projeto europeu SPIDER – Designing Local Sport for Development Networks, uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia através do programa Erasmus+, que visa a criação e ligação de redes colaborativas de desporto para o desenvolvimento à escala europeia.
O encontro decorreu na cidade austríaca de Salzburgo, com acolhimento da Fachhochschule Salzburg –Universidade de Ciências Aplicadas (FH Salzburg), e reuniu parceiros europeus que atuam na interseção entre o desporto, a inovação social e o desenvolvimento sustentável e territorial.
O projeto SPIDER é liderado pela SPIN Sport Innovation (Alemanha) e envolve um consórcio de organizações de vários países europeus, unidas por uma missão comum: ligar territórios desportivos, comunidades e ecossistemas numa rede europeia orientada para o impacto social.
O consórcio integra as seguintes entidades:
FH Salzburg (Áustria)
Diputación Provincial de Málaga (Espanha)
Universidad de Málaga (Espanha)
Association Mundus Bulgaria (Bulgária)
TAKT (Macedónia do Norte)
THRIVE Institute (Países Baixos)
Ericeira Surf Clube (Portugal)
O SPIDER centra-se na capacitação dos jovens, promovendo a criação de redes colaborativas que utilizam o desporto como uma ferramenta estratégica para a geração de impacto social e o reforço da coesão territorial, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
"É uma honra para o ESC fazer parte do projeto SPIDER, que está profundamente alinhado com a missão social do clube e com a nossa visão sobre o papel do desporto na sociedade e na economia europeias. Este é já o sétimo projeto europeu com envolvimento do clube, reforçando um percurso consistente de aprendizagem, partilha e cooperação europeia focado na inovação desportiva impulsionada pelo surf. O SPIDER será particularmente relevante para a nossa comunidade e território ao reconhecer o papel dos jovens na construção de comunidades mais ativas, inclusivas e sustentáveis, bem como o desporto enquanto alavanca para o desenvolvimento territorial sustentável, em alinhamento com os ODS da Agenda 2030 das Nações Unidas e os princípios ESG. A experiência da Ericeira enquanto comunidade desportiva multicultural e Reserva Mundial de Surf confere-nos uma base sólida para partilhar conhecimento e boas práticas, contribuindo para uma visão europeia renovada do desporto para o desenvolvimento, centrada no poder transformador dos jovens", afirmou Miguel Toscano, Gestor de Inovação e Sustentabilidade do Ericeira Surf
Clube.