Esta é uma daquelas histórias que há uns anos era altamente improvável que sucedesse. Uma surfista originária de Israel a discutir a vitória num campeonato em Pipeline, a onda rainha do surf mundial.
Pois bem, tal aconteceu há uma semana no Pipe Challenger, a penúltima etapa do circuito Challenger Series versão 2025/2026.
Autora de um percurso fantástico, Anat Lelior chegou à final, onde teve o privilégio de dividir o lineup com três surfistas que atualmente integram o CT: a campeã mundial Molly Picklum, a havaiana Gabriela Bryan (vencedora do evento ) e a prodigiosa canadiana Erin Brooks.
Foi mais um momento marcante na carreira da atleta que já representou Israel em dois Jogos Olímpicos. Durante o campeonato, a goofy treinada pelo português Manuel Gameiro mostrou uma apurada técnica tubular, seja de frontside ou backside.
Anat Lelior
WSL/Tony Heff
No momento do pódio, a atual líder do QS regional europeu não escondeu a emoção com o resultado conseguido na meca do surf mundial. "Foi um sonho tornado realidade partilhar a final com estas mulheres fantásticas. Não esperava isto. Sou abençoada e quero que todos percebam o quão sortudas somos por estar aqui", afirmou a surfista de 25 anos.
A natural de Telavive, que já teve de servir o exército israelita, aproveitou também oportunidade para uma curiosa confidência, que envolveu o surfista mais laureado da história e que tantas vezes foi bem bem-sucedido na arena em que se encontrava. "Apenas soube quem era o Kelly Slater aos 13 anos através do filme 'Surf's Up'".
Anat Lelior
WSL/Tony Heff
Anat Lelior conheceu KS tarde e nesta Challenger Series também se lançou mais tardiamente na corrida a um lugar na elite mundial. Porém, está bem a tempo da inédita qualificação.
Com o sensacional quarto posto no Pipe Challenger - melhor surfista europeia do campeonato - Anat subiu oito lugares (!) no ranking de uma assentada. É agora a nona classificada, estando a menos de 700 pontos da zona de qualificação (top 7). Lelior não esconde estar surpreendida com tudo isto.
"Não esperava chegar aqui e aproximar-me da qualificação. O meu objetivo para esta temporada era ficar no top 15", revelou.
Orgulhoso deste trajeto, encontra-se Manuel Gameiro: "Pipe foi um marco não por causa do resultado, mas porque confirma um caminho construído nos bastidores com muita aprendizagem, auto-crescimento, adversidade e duras lições ao longo do caminho", escreveu o técnico ribatejano em publicação na rede social Instagram.
Através da rede de livecams , podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram