O consagrado Amaury Lavernhe está em Marrocos, onde está a postos para dar início à sua 21.ª (!) temporada no circuito mundial de bodyboard.
O duas vezes campeão do mundo é um dos veteranos de guerra da competição que é novamente organizada pelo International Bodyboarding Committee (IBC).
"O ano passado apenas participei em dois campeonatos e as coisas correram bastante bem. Este ano, com o apoio da minha família e dos meus patrocinadores, parece que voltarei a fazer o maior número de eventos que consiga", referiu o bodyboarder que na última campanha venceu as duas competições (Itacoatiara e Frontón) em que esteve presente.
As declarações de 'Moz' surgiram em longa publicação nas redes sociais. No texto, Lavernhe surpreendeu tudo e todos ao anunciar que passará a competir com uma nova bandeira. Aos 40 anos, Amaury deixa de representar a França, tendo optado pela nacionalidade espanhola.
A mudança deve-se ao facto de que o bodyboard deixou de ser considerado um desporto de alto rendimento pelo Governo francês. Como tal, fechou-se a torneira nos apoios financeiros aos atletas que possuíam o estatuto de desportistas de alta competição. Foi o caso de Amaury Lavernhe durante 25 anos.
"Esse apoio foi uma ajuda fantástica para a minha carreira, mas as coisas mudaram no nosso desporto com a não entrada nos Jogos Olímpicos e o ministro do Desporto decidiu retirar o bodyboard da lista de alto rendimento. Perdemos os apoios públicos a que estávamos habituados. Foi uma decisão errada, pois a França nunca teve tantos bodyboarders no circuito mundial."
Situação diferente vive-se em Espanha, daí o campeão mundial em 2010 e 2014 ter optado pela nacionalidade do país vizinho. Recorde-se que a Amaury Lavernhe reside no arquipélago das Canárias de alguns anos a esta parte.
"Em Espanha e especialmente nas Canárias, o apoio público ao bodyboard é relevante. Tenho sentido a falta de verbas importantes das subvenções por não representar a Espanha no circuito mundial. Por isso, o ano passado decidi iniciar o processo para obter a nacionalidade espanhola. Alguns meses depois, consegui finalmente", revelou Amaury.
A competir daqui em diante com uma nova bandeira, 'Moz' confidencia que esta "não foi uma decisão fácil, mas no bodyboard o apoio é bem-vindo" para todos aqueles que pretendem atingir os seus objetivos.
"Desejo que um dia o bodyboard francês volte a ter o reconhecimento que merece", disse o atleta que em março estará na Zambujeira do Mar para dar uma 'Coaching Clinic'.
Antes, está a participação no Morocco World Bodyboard Championship. Curiosamente, no primeiro heat em que vai surfar com a bandeira espanhola, Amaury Lavernhe terá o português Joel Rodrigues como um dos adversários.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram