No final do ano, haverá o adeus de um dos elementos da velha guarda do surf brasileiro. Esta segunda-feira, o veterano Alejo Muniz anunciou, com "muita tranquilidade no coração", que irá retirar-se após o final do CT versão 2026.
A despedida deste surfista brasileiro, mas nascido na Argentina (Mar del Plata), acontecerá em dezembro nos tubos de Pipeline, onde foi decisivo em 2014 para a coroação do compatriota Gabriel Medina como campeão do mundo pela primeira vez.
"Tenho um ano inteiro pelo frente. 12 campeonatos para competir, sentir cada bateria, cada viagem e cada onda como se fosse a primeira. Não sei como vai terminar este último ano, mas sei como quero viver: entregar-me a 100% como sempre fiz", disse Alejo em vídeo publicado nas redes sociais, onde revela a decisão tomada.
A duas semanas de celebrar o 36.º aniversário, Alejo Muniz vai despedir-se do surf de competição com o estatuto de top mundial. O emotivo regresso ao CT aconteceu na última época, depois de oito longos anos fora da divisão máxima do surf mundial. Anos esses marcados por problemas físicos, mas Alejo Muniz jamais desistiu de voltar à elite. Tinha um sonho e cumpriu-o.
"Comecei a competir muito cedo. Cresci dentro de campeonatos, aeroportos, vitórias, derrotas, cirurgias e reomeços. O surf foi a minha escola, trabalho, sonho e a minha vida. Esta não é uma despedida, muito pelo contrário. Nunca estive tão presente, tão consciente e tão grato por ainda estar aqui. Se nestes últimos 20 anos a competir, cheguei a inspirar pessoas ou alguém a recomeçar, então tudo faz sentido. Existem fases que acabam, mas a história continua a ser escrita."
O vídeo, que possui imagens da carreira de Alejo Muniz, conta igualmente com testemunhos de nomes como o campeão mundial Yago Dora, Kelly Slater, Adriano de Souza, Gabriel Medina, entre outros.
"O Alejo foi sempre alguém que me inspirou. Sem ele, a minha história teria sido diferente", referiu Gabriel Medina. Por sua vez, Yago Dora disse: "Obrigado por tudo o que fizeste e por teres inspirado tantos surfistas como eu a irem atrás do sonho com garra e determinação."
No ano passado, Alejo acabou a época mais cedo devido a lesão no ombro direito. Todavia, conseguiu superar o cut e igualar o seu melhor resultado em etapas do CT, com o terceiro posto alcançado no evento da Gold Coast (Burleigh Heads).
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram