Esta segunda-feira, assinala a abertura do período de espera do Cascais Capítulo Perfeito versão 2026, assim como da inédita prova que terá lugar na Praia da Barra, localizada na cidade moçambicana de Inhambane.
Neste mesmo dia, a organização dá conta de duas notícias importantes em torno deste evento especial tubular, que internacionaliza-se na 12.ª edição.
A primeira das quais é o facto de que os trials terão lugar já na próxima quarta-feira, dia 14 de janeiro. Em jogo, estará um lugar no quadro principal do Cascais Capítulo Perfeito. Realizada novamente em memória de 'Dapin', a prova de triagem terá lugar na Praia de Carcavelos, que também acolherá o campeonato pela sexta edição consecutiva (oitava no total).
Destinada a surfista locais do berço do surf nacional, os trials terão os seguintes participantes: João Moreira, Martim Nunes, João Kopke, Bruno Mendonça, Salvador Vala, António Carvalho 'Lacrau', Francisco Mittermayer e Miguel Kilford. O call está agendado para as 7h00 (hora de Portugal continental).
Se estes oito surfistas procuram aceder ao heat draw, há já quem tenha assegurado lugar nesse lote, que será restrito a 16 atletas. É o caso de Pedro Boonman, que venceu a votação do público levada a cabo nos últimos dias.
Num sufrágio que em apenas surfistas portuguesas foram a votos, Pedro Boonman foi o mais votado, sendo secundado por Tiago Stock (vencedor do Capítulo em 2024), Luís Perloiro, Lourenço Sousa, Martim Fortes, Afonso Antunes e Guilherme Fonseca. Todos permanecem vinculados ao evento como surfistas suplentes, podendo ser chamados a competir, de acordo com a ordem de votação, em caso de desistência de atletas portugueses aquando da chamada oficial para a prova.
Pedro Boonman é um alguém com uma grande ligação a Carcavelos e já soma várias participações no Capítulo Perfeito, tendo atingido a final por duas ocasiões. Os restantes surfistas com participação já confirmada são Balaram Stack (EUA), Bruno Santos (BRA), Joel Parkinson (AUS), Noah Beschen (HAV), Rob Machado (EUA), Soli Bailey (AUS), Torrey Meister (HAV), Tosh Tudor (EUA), Anne dos Santos (BRA), João Maria Mendonça (PRT), Miguel Blanco (PRT), Nic von Rupp (PRT) e Cam Richards (EUA), que é o campeão em título.
Por definir, estão duas vagas. Estas vão ficar na posse do vencedor dos trials e do contemplado com o wildcard performance. O convite será atribuído a um surfista internacional a anunciar apenas na véspera do campeonato, cujo alerta é emitido com 72 horas de antecedência face ao potencial dia da ação. O período de espera prolonga-se até 12 de março.
Recorde-se que além das provas em Carcavelos e Inhambande, também haverá um Capítulo Perfeito na Indonésia. A janela de espera da competição de Deserto Point (Lombok) está aberta de 1 a 15 de setembro.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram