Na madrugada da última quarta-feira, a 'explosiva' depressão Kristin virou do avesso diversos locais do país, fundamentalmente na região Centro.
Devido aos nefastos efeitos da tempestade, esta quinta-feira o Governo decretou a situação de calamidade nas zonas mais afetadas pela borrasca, entre as quais está o concelho da Nazaré. A decisão foi tomada em reunião do Conselho de Ministros.
Com a situação de calamidade em vigor até às 23h59 de domingo e a previsão de ondas grandes surfáveis para este fim de semana na Praia do Norte, a autarquia nazarena dirigiu-se aos big riders, que tanto espetáculo têm dado nesta temporada.
Em nota publicada nas redes sociais, o município do Oeste "recomenda a inviabilização da presença de equipas para a prática de surf de ondas gigantes (tow-in)" durante o fim de semana.
A recomendação, que já foi comunicada à Capitania do Porto da Nazaré, "fundamenta-se no facto de que todos os meios municipais e das entidades envolvidas na Proteção Civil Nazaré encontram-se, neste momento, integralmente direcionados para as operações de resposta, mitigação de danos e restabelecimento da normalidade no concelho".
Perante este quadro, a Câmara Municipal da Nazaré explica que não é "possível assegurar, em simultâneo, o acompanhamento e enquadramento de atividades" como o tow-in.
A esta situação, acresce o facto de que durante o fim de semana não será ativado o dispositivo de segurança que habitualmente é disponibilizado pela autarquia para esta atividade extrema.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram