Já vai quase para 15 dias que foi coroada a nova campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL).
No evento disputado pela segunda edição consecutiva em Urbiztondo Beach, nas Filipinas, o heat decisivo juntou duas surfistas australianas.
Campeã do mundo inédita, a menos conhecida Isla Huppatz desfeiteou a prodigiosa Sierra Kerr, que procurava tornar-se na primeira mulher a vencer o certame por duas ocasiões.
A filha do ex-top mundial Josh Kerr pode não ter subido novamente ao topo do pódio, mas o resultado obtido na direitas de Urbiztondo Beach tem um grande significado para si.
Tudo porque este foi o campeonato que marcou o regresso da promissora 'aussie' após ausência de cinco meses. A surfista de 18 anos esteve fora de combate devido ao facto de ter sido diagnosticada com uma doença infeciosa, no caso a doença de Lyme.
O contratempo deixou Sierra muito debilitada e travou a sua trajetória ascendente no surf de competição. É apontada como uma das grandes promessas do surf feminino a nível mundial.
"É difícil acreditar que há quase um ano não conseguia levantar as pernas, estar em pé ou caminhar de forma normal. Tem sido um processo difícil aprender a lidar com uma doença crónica. Ainda tenho altos e baixos, dias bons e maus, mas nunca vou desistir", garantiu em publicação na rede social Instagram.
Beneficiando de um wildcard atribuído pela WSL, Sierra Kerr viajou para as Filipinas com o objetivo de apenas sentir a licra de competição e "surfar novamente alguns heats". A verdade é que surfou tudo o que havia, inclusive a ronda de repescagem. "Cada vez que remava, sentia que era como se fosse uma vitória".
Nas pequenas ondas filipinas, a surfista patrocinada pela Nike fez um campeonato em claro crescendo e no qual obteve vitórias de prestígio. Sierra vergou a única top mundial presente, a norte-americana Bella Kenworthy, assim como a basca Janire Gonzalez Extabarri, que não obstante ter idade júnior é a atual campeã mundial ISA a nível Open.
Depois de tão auspicioso retorno à competição, ficou a vontade de vermos mais surf por parte de Sierra Kerr. Não vai ser preciso esperar muito mais, uma vez que a talentosa australiana irá participar no Pipe Challenger, onde terá a campeã nacional Teresa Bonvalot como uma das oponentes na ronda inaugural.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram