Pela primeira vez na sua história, a World Surf League (WSL) realizou um evento de qualificação para o Mundial de Longboard com carácter global.
Tudo aconteceu nas Filipinas, mais concretamente em Urbiztondo Beach, a mesma onda que na semana passada acolheu o Mundial Júnior da WSL em surf. Só que desta vez não houve 'flatada' naquelas águas quentes, pelo que os competidores desfrutaram de direitas com potencial no pico de Monaliza.
O La Union International Pro juntou 119 longboarders de diferentes partes do globo. Alguns dos quais com experiência de circuito mundial, como sucede com o 'nosso' António Dantas, que teve uma participação efémera ao perder de primeira.
Durante a semana, estiveram em jogo quatro vagas para o Mundial versão 2026, cujo calendário a WSL ainda não apresentou. As tão desejadas vagas mundialistas eram destinadas a dois homens e outras tantas mulheres, isto é, os vencedores e vice-campeões do La Union International Pro.
Na prova masculina, os passaportes ficaram na posse de dois atletas com experiência de circuito mundial: o veterano Ben Skinner, de 41 anos, e o bem mais jovem Jomarie Ebueza, de 23 anos.
Figura incontornável da longboard europeu, com múltiplos títulos continentais arrecadados, o britânico Ben Skinner garantiu a requalificação para o circuito mundial, depois de participação bastante modesta em 2025 onde não foi além do 20º lugar do ranking. Será novamente um dos decanos do elenco.
O objetivo foi conseguido esta sexta-feira em grande estilo, uma vez que Skinny proclamou-se campeão do La Union International Pro, competição em que o seu filho Luke fez a estreia em provas de longboard, ele que é um promissor surfista.
Em Urbiztondo Beach, Skinner rompeu com um jejum de quase 15 anos (!) sem vencer na esfera da WSL. A seca foi quebrada de forma dramática, com uma vitória arrancada a ferros na última troca de ondas, momento em que Ben fez a única pontuação excelente (8,17 pts) do dia das finais. A coisa ganhou contornos ainda mais emotivos, pois o resultado final só foi conhecido para lá do toque da buzina, com os longboarders a aguardarem pelo desfecho à beira-mar.
Em final extremamente equilibrada, Ben Skinner (14,90 pts) desfeiteou os locais Rogelio Jr Esquievel (14,10 pts) e Jomarie Ebueza (13,33 pts), bem como o norte-americano Tony Silvagni (11,83 pts). Como Rogelio já tinha lugar garantido no circuito mundial deste ano, a vaga ficou para o surfista na posição seguinte, neste caso o já mencionado Jomarie Ebueza.
No campo feminino, os wildcards foram arrecadados pela teenager norte-americana Cash Hoover e a nipónica Natsumi Taoka. Duas longboarders com 15 anos de diferença, mas ambas já com rodagem na elite mundial do pranchão.
Cash Hoover, de apenas 16 anos, venceu a final com o somatório de 12,83 pts, tendo batido por muito pouco Natsumi Taoka (12,24 pts), de 31 anos, que até fez a melhor onda (7,17 pts) da disputa. Também finalistas, a francesa Ophelie Ah-Kouen (10,10 pts) e a grom local Mara Lopez (6,64 pts) quedaram-se pela terceira e quarta posições, respetivamente.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram