Em comunicado divulgado no seu portal de internet, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha apelou à população que se mantenha longe da linha da costa, em especial da Praia da Foz do Arelho, devido à passagem da depressão Ingrid.
No texto, a autarquia do distrito de Leiria também dá conta de um cenário que está a gerar "bastante apreensão", podendo-se agravar com esta tempestade.
Trata-se do "deslocamento significativo" da Aberta para norte e da "considerável redução do areal da Praia da Foz do Arelho".
A causa deste posicionamento é o forte impacto que o inverno tem tido na orla costeira do concelho caldense, especialmente na Lagoa de Óbidos, cuja a atual abertura ao mar está "localizada a escassos metros dos campos desportivos e da Avenida do Mar".
O município está ciente de que este posicionamento "pode reverter-se a curto prazo", com uma "eventual migração" para sul na sequência de condições meteorológicas e marítimas mais favoráveis.
Porém, a autarquia presidida pelo independente Vítor Marques já "encetou as devidas diligências junto das autoridades competentes", designadamente a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Capitania do Porto de Peniche.
A APA está a acompanhar em permanência a evolução de toda a situação, depois de ter enviado uma "equipa ao terreno para uma avaliação mais detalhada".
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram