Nas últimas horas, o estado do tempo em Portugal continental tem sido afetado pela depressão Joseph, com chuva, vento, agitação marítima e queda de neve.
Porém, durante a próxima madrugada, esta tempestade dará lugar a uma outra, que provocará novo agravamento no estado do tempo e do mar. Trata-se da depressão Kristin, assim foi denominada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A nova depressão tem formação no bordo sul de uma vasta região depressionária complexa, que já tinha incluído a tempestade Joseph e onde também se inseriu a depressão Chandra, nomeada na última segunda-feira pelo serviço meteorológico do Reino Unido.
Em comunicado publicado no seu portal de internet, o IPMA explica que Kristin é uma depressão que "deverá ter um cavamento explosivo" e desloca-se a uma velocidade estimada de 110 km/h em direção à costa ocidental portuguesa.
De acordo com o instituto, os "modelos numéricos de previsão do tempo, apontam para que a entrada desta depressão em terra, seja algures entre a Figueira da Foz e Vila do Conde" durante a madrugada de quarta-feira.
Para além da chuva, que "será por vezes forte" até ao início da manhã na generalidade do continente, e queda de neve, esta nova depressão também trará um "forte impacto do vento". As rajadas podem atingir a velocidade máxima de 160 km/h.
"Devido à pressão muito baixa no centro desta depressão quando atingir a costa de Portugal continental, prevê-se um forte impacto do vento, de uma forma geral sobre a costa ocidental e terras altas de Portugal continental, com rajadas entre 100 e 120 km/h, mas que localmente poderão superar 140/160 km/h, embora a incerteza no local onde a depressão entra em terra, se traduza na incerteza do local ou locais onde o impacto é maior, tal significando que tanto poderá ocorrer um impacto de grande intensidade em determinadas áreas ou, no limite oposto, um impacto menor nessas mesmas áreas", pode ler-se no comunicado oficial.
Mediante este quadro meteorológico, houve a emissão do nível de alerta máximo (vermelho) de vento para as regiões Norte e Centro e de agitação marítima para toda a costa continental portuguesa.
Depois de uma noite que não se antevê nada fácil, o IPMA prevê uma "melhoria significativa das condições meteorológicas" na manhã desta quarta-feira. Altura em que a tempestade já deverá ter atravessado todo o território continental.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram