Para o surf australiano, o ano de 2026 começa de forma perfeita, com a conquista de dois títulos mundiais Sub-20 de uma assentada.
Este domingo, os jovens Dane Henry e Isla Huppatz sagraram-se campeões do mundo nas Filipinas, país que recebeu o Mundial Júnior da WSL pela segunda edição consecutiva.
Referentes a 2025, os títulos de Dane e Isla foram o consumar de uma clara superioridade 'aussie' no evento em que a portuguesa Maria Salgado alcançou o 17.º posto, fruto de ter sido eliminada na repescagem. Nas meias-finais, cinco dos oitos surfistas eram originários da Austrália, entre homens e mulheres.
Em Urbiztondo Beach, conforme esperado, a coroação dos novos campeões do mundo aconteceu com ondas bastante pequenas, condição que levou a organização a realizar um punhado de chamadas até dar luz verde à ação. Era o último dia do período de espera, pelo que era mesmo obrigatório colocar o campeonato na água.
Na prova masculina, Dane Henry arrecadou o terceiro título mundial (!) em quatro meses. Contudo, o surfista de 19 anos esteve muito perto de ficar pelo caminho nas meias-finais, fase em que a prova foi reatada neste domingo decisivo.
No duelo com o compatriota Lennix Smith, o atual campeão mundial ISA Open e Sub-18 apenas garantiu o apuramento com uma onda surfada a 30 segundos do fim da bateria. Foram uns magros 0,27 pts que separaram os dois competidores.
Na final, onde era o favorito à vitória, Dane Henry encontrou Nadar Attav, que tinha derrotado o australiano Winter Vincent, vice-campeão mundial na edição passada. Agradável surpresa, o israelita que reside na Costa Rica até começou na frente. Porém, Dane Henry acabou por se impor na segunda metade da bateria, somando 13,67 pts contra os 11,40 pts do oponente europeu.
No lado feminino, a final foi 100% 'aussie', sendo protagonizada por Isla Huppatz e a wildcard Sierra Kerr. Estas ali chegaram após vencerem as goofys Vaihitimahana Inso e Janire Gonzalez Etxabarri (campeã mundial ISA) nas meias-finais.
A bateria foi equilibrada. Sierra, filha do ex-top mundial Josh Kerr, procurava tornar-se na primeira mulher a conquistar dois títulos mundiais Sub-20 da WSL, mas a amiga Isla Huppatz fez a desfeita, ela que esteve em grande forma durante todo o evento. Isla, de 18 anos, foi a autora da melhor onda (9,00 pts) do certame, com uma performance conseguida logo no dia inaugural.
Para sair das quentes águas filipinas em ombros, Isla Huppatz anotou 12,67 pts, enquanto Sierra Kerr fez menos 0,50 pts, quedando-se pelos 12,17 pts. Palavra especial para o trajeto de Kerr. Depois de longa ausência devido a uma doença infeciosa, a prodígio regressou em grande estilo à competição, deixando excelentes sinais para o futuro.
Há uma década que a Austrália não fazia uma dobradinha de títulos mundiais Sub-20, então com as façanhas de Ethan Ewing e Macy Callaghan em casa (Kiama).
Com os inesquecíveis triunfos obtidos nas direitas de Urbiztondo Beach, Dane Henry e Isla Huppatz também asseguraram, desde já, o acesso à próxima edição da Challenger Series, no qual se discute a qualificação para o CT. É a primeira vez que ambos farão este competitivo circuito.
Resultado final feminina:
1 - Isla Huppatz (AUS) 12.67
2 - Sierra Kerr (AUS) 12.17
Resultado final masculina:
1 - Dane Henry (AUS) 13.67
2 - Nadav Attar (ISR) 11.40
Resultados meias-finais femininas:
HEAT 1: Isla Huppatz (AUS) 9.83 DEF. Vaihitimahana Inso (HAW) 7.73
HEAT 2: Sierra Kerr (AUS) 11.66 DEF. Janire Gonzalez Etxabarri (EUK) 8.43
Resultados meias-finais masculinas:
HEAT 1: Dane Henry (AUS) 13.27 DEF. Lennix Smith (AUS) 13.00
HEAT 2: Nadav Attar (ISR) 11.27 DEF. Winter Vincent (AUS) 2.93
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram