A depressão Ingrid - terceira tempestade (!) a atingir o continente este ano - chega esta quinta-feira e vai influenciar o estado do tempo e do mar nos próximos dias.
O temporal traz bastante chuva, vento forte, queda de neve em locais menos habituais e mar muito agitado, com ondas bem grandes a atingirem a costa.
No que toca à agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fez algo que é muito pouco habitual ao emitir aviso vermelho, o mais grave na escala de três. Este nível de alerta surge apenas em situações extremas.
A partir da madrugada de sábado, dia 24 de janeiro, toda a costa continental portuguesa ficará debaixo de alerta máximo. O aviso vermelho estará ativo entre as 3h00 e as 3h00 de domingo nos distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.
Segundo o IPMA, a previsão indica ondas de noroeste com 7 a 9 metros de altura significativa, podendo atingir os 15 metros de altura máxima em toda a costa ocidental.
Já na sexta-feira, os distritos de Lisboa e de Leiria estarão a 'vermelho' a partir das 21h00. Neste momento, toda a costa continental encontra-se sob aviso laranja, o segundo mais gravoso na escala do IPMA.
Como é habitual sempre que existe o significativo agravamento do estado do mar, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha Portuguesa recomendam medidas de precaução à população e às comunidades marítimas.
Em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, as entidades aconselham o regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.
É igualmente recomendado o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas, bem como a manutenção de um estado de vigilância permanente por parte dos marítimos, acompanhando a evolução da situação meteorológica.
"À população em geral desaconselha-se a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a prática de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação. Em especial, deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adote uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco", diz a nota conjunta.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram