Esta quinta-feira, abre a janela de espera do Pipe Challenger, sexta e penúltima etapa do circuito Challenger Series versão 2025/2026, que terá quatro surfistas portugueses em cena.
Em Pipeline, a bancada rainha do surf mundial, a primeira chamada está marcada para as 17h30 (hora de Portugal continental), com potencial início de prova às 18h00. De acordo com as previsões, que mostram muito swell no horizonte, as probabilidades de termos ação são bastante elevadas.
Pela primeira vez na história deste competitivo circuito de acesso ao CT, Pipe acolhe uma etapa. O evento, cujo período de espera prolonga-se até 9 de fevereiro, assinala também o regresso da Challenger Series ao mítico North Shore de Oahu, o que não já não sucede desde 2022.
Um retorno que é de salutar e nos faz lembrar de um passado não tão distante, onde a qualificação para a elite mundial do surf tinha o epílogo no Havai, com os famosos eventos de Haleiwa e Sunset Beach, que davam forma à histórica e entretanto desaparecida Triple Crown havaiana.
Os tempos agora são outros, mas há coisas que não mudam. Neste âmbito, inclui-se o formato do Pipe Challenger. O muito aguardado campeonato terá um formato diferente daquele que se verifica nas demais etapas da Challenger Series, circuito que passa por Portugal (Ericeira).
Mantendo a tradição havaiana nestas coisas, todas as rondas (homens e mulheres) serão disputadas com baterias em que haverá quatro surfistas na água em simultâneo. De fora, ficam os duelos 'man-on-man' ou woman-on-woman' que marcam as etapas da Challenger Series a partir dos oitavos-de-final até às finais.
Para além disto, o Pipe Challenger também se distingue das demais etapas por outra situação.
A WSL promove trials no setor masculino. A batizada 'ronda de abertura' (opening round) é composta por 20 surfistas locais, que tão bem dominam a arte de entubar em Pipeline. Neste lote, encontramos nomes como o ex-top mundial Zeke Lau, Jamie O'Brien, Mason Ho, o big rider Billy Kemper ou Makai McNamara, que há 11 meses quase perdeu a vida após violento wipeout em Pipe. Curiosamente, nesta tropa local, não figuram Nathan e Ivan Florence, que são os irmãos de John John.
Os dois primeiros classificados das cinco baterias em agenda avançam para o quadro principal. Idiossincrasias de uma prova que está naturalmente a gerar muita expectativa.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram