O cargueiro 'Eikborg', que ficou sem leme ao largo da Figueira da Foz, começou a ser rebocado esta quinta-feira.
O navio, com bandeira dos Países Baixos, tem como destino o porto de Vigo, na Galiza, onde deve chegar na manhã de sexta-feira.
“O cabo de reboque já está estabelecido e o navio ruma agora ao porto de Vigo, onde deverá chegar entre as 8h00 e as 9h00 de sexta-feira", adiantou o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, Ricardo Sá Granja, à agência noticiosa Lusa.
Na última terça-feira, o rebocador norueguês contratado para retirar o cargueiro teve de fazer escala em Vigo para "abastecer uma série de coisas", nomeadamente cabos mais adequados ao resgate e houve um atraso no fornecimento de alguns materiais”, explicou Eduardo Monteiro, responsável da agência de navegação Eurofoz, o agente em Portugal do armador dos Países Baixos.
A bordo do 'Eikborg' seguem seis tripulantes (um filipino, um holandês, dois indonésios, um letão e um russo) e 3.300 toneladas de pasta de papel. A carga tinha como destino um porto alemão.
Recorde-se que na passada segunda-feira, a embarcação ficou à deriva depois de alegadamente ter batido no fundo - à saída da barra da Figueira da Foz - presumivelmente devido à acumulação de areias no local.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram